Questão de Ordem conversa com a escritora Rachel Cavalcanti nesta terça-feira
Por Wanessa Tavares, com informações da Alece TV30/06/2026 15:54 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1) recebe, nesta terça-feira (30/06), a doutora em Direito e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raquel Cavalcanti Malenchini. A convidada fala sobre duas obras do Direito que serão lançadas nos próximos dias
Raquel Cavalcanti é autora do livro “Direito Eleitoral - bases permanentes de uma legislação mutável”, cujo lançamento está marcado para esta terça, às 17h, no simpósio de Direito Eleitoral do Ceará, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/secção-Ceará). Destinado a quem estuda, pratica ou aplica o Direito Eleitoral, o livro oferece um percurso que privilegia seus fundamentos, sem desconsiderar as transformações que continuamente o reconfiguram.
Na entrevista, a apresentadora comenta ainda sobre outro livro “Justiça Climática, Neurodireitos e Governança Urbana: Os novos desafios das cidades do século XXI”, que será lançado na próxima terça-feira (07/07), na Universidade de Kent, em Florença, na Itália, com a participação da professora Lígia Melo, também da UFC.
ENTREVISTADA
Rachel Cavalcanti Malenchini é graduada em Direito pela UFC, mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela UFC e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É professora da UFC e advogada. Atuou como coordenadora da pós-graduação em Direito da UFC e foi chefe do departamento da UFC por dois mandatos.
Também é membro do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (ICEDE), membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP) e integrante do observatório de Violência Política contra a Mulher. Tem experiência na área de Direito com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, democracia na contemporaneidade, devido processo legal, sustentabilidade e justiça democrática fiscal.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h, e fica disponível na Alece Play e no YouTube.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também