70 anos da vitória dos países aliados sobre Alemanha são celebrados na AL
Por ALECE12/05/2015 20:34 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

Os 70 anos do "Dia da Vitória”, que marcou fim da Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939, foram comemorados durante sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (12/05), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento lembrou o dia 8 de maio de 1945, que entrou para a história como a data da vitória dos países aliados sobre a Alemanha nazista.
O autor do requerimento, David Durand (PRB), lembrou momentos marcantes dos soldados brasileiros durante as batalhas e afirmou que as homenagens aos ex-combatentes são merecidas. “É sempre oportuno que se valorize a paz duramente conquistada. Que possamos olhar para enxergar o que foi vivenciado naqueles intermináveis anos de batalha. Deus deu força aos exércitos aliados para vencer”, disse.
Segundo David Durand, é preciso reconhecer e cuidar para que não voltemos a sacrificar milhões de seres humanos, como aconteceu no passado. “Precisamos refletir sobre o grito de vitória que foi pronunciado naquele dia, graças à ação corajosa desses heróis combatentes, entre eles os integrantes da Força Expedicionária Brasileira. Fica registrada na história a bravura do nosso povo brasileiro”, pontuou.
Durante a sessão, o presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Secção Ceará, Juarez Araújo Lima; o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira Regional Fortaleza, Coronel Francisco de Assis e Sousa, e o Comandante Geral da 10ª Região Militar, General de Divisão Marco Antônio Freire Gomes, foram agraciados com placas comemorativas alusivas à data.
Emocionado, Juarez Araújo Lima, que participou de combate e patrulhamento em defesa dos nossos navios mercantes durante a guerra, lembrou os companheiros que padeceram em combate. Segundo o ex-combatente, no ano de 1944, morreram 469 combatentes nos navios brasileiros. “Eram três navios, o último foi o mais trágico. Nesse navio perdermos 16 cearenses. No total, entre os três navios, foram mais de 20 cearenses que padeceram. Emociono-me porque dois desses soldados que morreram nesse último navio foram meus companheiros”, destacou.
O deputado Manoel Duca (Pros); o vereador de Fortaleza Gelson Ferraz; o comandante da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Campbell Mauad, o comandante da Base Aérea de Fortaleza, Coronel Aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, ex-combatentes e militares prestigiaram o evento.
DF /CG
Veja também

Alece realiza visita técnica ao Instituto Robótica Sustentável para fortalecer ações de educação ambiental
Autor: Julyana Brasileiro, do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Alece participa de webinário sobre enfrentamento à violência letal contra crianças e adolescentes no Brasil
Autor: Da Redação / com Assessoria