Notícias

Ações desenvolvidas pela Fecomércio ao longo de 75 anos são celebradas na Alece

Por Geimison Maia
02/06/2023 19:51 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta sexta-feira (02/06), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 75 anos da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo no Ceará (Fecomércio-CE). 

De acordo com a deputada Gabriela Aguiar (PSD), requerente da solenidade, a instituição tem como pontos fortes a responsabilidade social, o bem-estar, a cultura e o ensino profissional. “E a Fecomércio conseguiu vencer o desafio de chegar aos 184 municípios do Ceará”, elogiou. A parlamentar ainda ressaltou o trabalho de combate à fome promovido pela Fecomércio, por meio de programas como Mesa Brasil e Desperdício Zero. 

O deputado Firmo Camurça (União), que também solicitou a homenagem, disse que “hoje celebramos com orgulho os 75 anos de existência dessa instituição tão relevante para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”. Ele lembrou ainda que a Federação representa os interesses dos setores de comércio, serviços e turismo. Segundo Firmo Camurça, juntos eles representam 52,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. O parlamentar ainda parabenizou pelo trabalho desempenhado os presidentes, diretores, colaboradores e associados ao longo da história da Fecomércio-CE. 

Na avaliação do deputado Stuart Castro (Avante), subscritor do pedido da solenidade, essa é uma “instituição que desempenha um papel fundamental na defesa da economia de mercado livre”. “Em 75 anos, a Fecomércio tem a sua história marcada pelo trabalho salutar na defesa dos interesses do comércio e dos comerciários”, ressaltou. Ele ainda elogiou o diálogo construtivo entre capital e trabalho que a instituição proporciona. 

Para o deputado Júlio César Filho (PT), a instituição cumpre uma importante missão ao representar os comerciantes e promover ações em prol dos comerciários. “A Fecomércio reúne todos os lados da moeda, porque ela representa do topo até a base”, comentou. Ele ainda parabenizou pelas ações de capacitação profissional e de garantia da segurança alimentar promovidas pela entidade. 

Foto: Dário Gabriel

Em nome dos homenageados, o presidente da Fecomércio-CE e deputado federal Luiz Gastão Bittencourt (PSD/CE), agradeceu a celebração da data. “Tenho uma felicidade muito grande toda vez que venho nessa Assembleia, porque aqui nós discutimos ações em defesa dos empresários de comércio, bens e serviços do Ceará”, disse. Ele ainda recordou que recebeu na Casa o Título de Cidadão Cearense. “No Ceará constituí família, tive minha primeira empresa, criei meus filhos (...) Aqui conquistei tudo, então o que puder fazer pelo povo cearense, quer como presidente da Fecomércio ou como deputado federal, será pouco para retribuir”, agradeceu.

Luiz Gastão enfatizou ainda que a entidade vai trabalhar em parceria como Governo do Estado e a Alece nas ações que os dois poderes desenvolvem para combater a fome no Ceará. “Não podemos permitir que, no nosso Estado, a gente tenha que conviver com pessoas que não tenham o que comer”, defendeu. Segundo ele, o Mesa Brasil é o segundo maior banco de alimentos do País e o que mais realiza ações educativas para a formação de pessoas. 

Durante a solenidade, foram homenageados com certificados o fundador da Fecomércio, Alberto Farias; o 1º vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas e do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, José Cid Sousa Alves do Nascimento; o presidente do Sindicarnes, Francisco Everton da Silva; e o presidente do Sindivel, José Everton Fernandes. 

Também foram agraciados com certificados a empresa Auto Peças Padre Cícero, Cláudia Maria Meneses Brilhante Maia, Emílio Ary Filho, José Napolitano Portel, Belchior Conrado Neto e Maurílio Arrais Maia.

Participaram ainda da mesa da solenidade o deputado Simão Pedro (PSD); o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; e a vereadora de Fortaleza Estrela Barros (Rede).

Edição: Adriana Thomasi

 

Veja também