Notícias

Agenda Cultural – Identidade Cultural entrevista cineasta Fernando Meirelles

Por ALECE
15/06/2012 18:21 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Fernando Meirelles - Foto: Marcos Moura

O programa Identidade Cultural da TV Assembleia (Canal 30) apresenta neste sábado (16/06) uma entrevista com o cineasta brasileiro Fernando Meirelles. O Diretor do aclamado filme “Cidade de Deus” participou de debate no último dia 04, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, durante o 22º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema.

Durante a entrevista, Meirelles conta momentos importantes de sua trajetória e a repercussão de “Cidade de Deus”, mesmo após dez anos de seu lançamento. O diretor relembra os conturbados momentos da filmagem de “Jardineiro Fiel” (2005), os quais lhe fizeram pensar em abandonar a carreira; e descreve o desafio de dirigir o “Ensaio sobre a Cegueira” (2008), longa-metragem baseado no romance homônimo de José Saramago.

A fase atual do cinema brasileiro também é abordada por Meirelles. Para o diretor, o Brasil vive um novo momento da colonização da sétima arte, onde enfrenta, além de poucos incentivos culturais, a falta de espaço nas salas de exibição.

Outro entrevistado do programa é o escritor, quadrinista e designer gráfico Raymundo Netto. O artista cearense vai falar sobre seu livro de contos “Os Acangapebas” (em tupi “cabeças-chatas”), ganhador do Edital de Literatura da Secretaria da Cultura de Fortaleza (2007) e do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura da Academia Cearense de Letras (2011).

Já o documentarista Henrique Dídimo destaca o filme “Alma de Rabeca”, que faz um resgate da arte da rabeca e dos principais artistas cearenses que utilizam esse instrumento completamente artesanal.

Com apresentação de Camila Carvalho, o Identidade Cultural vai ao ar aos sábados, a partir das 19h.
JU

Veja também