AL recebe 42 alunos da Escola Romeu de Castro Menezes
Por ALECE03/09/2015 13:02 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

O projeto O Parlamento e sua História, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), promoveu, na manhã desta quinta-feira (03/09), a visita de 42 alunos da Escola de Ensino Médio Romeu de Castro Menezes, do bairro Nova Metrópole, em Caucaia. O grupo de estudantes foi acompanhado pelo diretor Osmir Silvestre, professoras Zuleide Carvalho e Tamires Magalhães. Também acompanhou os alunos o presidente da associação de moradores do bairro, sargento Uchoa.
A professora Tamires explicou que a escolha dos estudantes da primeira, segunda e terceira séries que vieram à Assembleia ocorreu por meio das notas. “Como não podemos trazer todos, tivemos que promover essa seleção. Conforme esclareceu, os conteúdos adquiridos serão multiplicados para o restante das turmas, através de exposições em sala de aula, por aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o Legislativo.
Tamires explicou ainda que o objetivo é conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e também buscar informações sobre o funcionamento da vida política em um regime democrático. De acordo com a professora, os jovens têm muitas informações pré-concebidas, que não condizem com a realidade. A visita busca desmistificar essas ideias, mostrando como realmente é a vida política do Estado.
No Plenário 13 de Maio, os estudantes receberam explicações de Rubens Rocha, da equipe do Memorial. Ele destacou que a Assembleia é o centro das discussões e decisões do Estado. Aos alunos, Rubens descreveu como ocorre o processo legislativo e a participação da sociedade, através de audiências públicas.
O aluno Antonio Leonardo Costa, 16 anos , do primeiro ano, disse que dedica especial atenção à vida política da cidade, do Estado e do País. “Tudo depende da política, por isso ela é muito importante na vida de todos”, acentuou. Leonardo contou que já tem título de eleitor e que pretende, no futuro, se candidatar a cargos políticos.
Marcos Rodrigues, 17 anos, do segundo ano do ensino médio, disse que é a primeira vez que visita à Assembleia Legislativa, e considerou a iniciativa bastante proveitosa. “A gente está aprendendo na prática como funciona o Poder Legislativo”, avaliou.
Os alunos conheceram ainda o Malce, as instalações da TV e da FM Assembleia, o Espaço do Povo, e acompanharam o funcionamento do Plenário 13 de Maio, das galerias. Além de Rubens Rocha, Socorro Medeiros e Ivana Costa, do Memorial, acolheram os estudantes.
As escolas interessadas em participar do projeto podem ligar para (85) 3277.3700/3727 e agendar a visita.
JS/AT
Veja também

Programa Alô Alece destaca o Projeto Ceará de Valores nesta terça-feira
Autor: Wanessa Tavares/com Assessoria
Alece ressalta importância histórica do FAT e do Sine para trabalhadores brasileiros
Autor: Gleydson Silva