Notícias

Alece homenageia profissionais da enfermagem em solenidade

Por Ariadne Sousa
12/05/2023 17:08 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira (12/05), sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem e Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados anualmente nas datas de 12 e 20 de maio, respectivamente.

Na solenidade, promovida no Plenário 13 de Maio, o deputado Queiroz Filho (PDT), autor do requerimento que originou o encontro, lembrou que as datas comemorativas da categoria originaram-se em reconhecimento ao trabalho de duas mulheres que atuaram no atendimento de soldados no período de guerras e que representam a luta de todos os profissionais da saúde. 

“Recentemente nós vivenciamos algo que pode se comparar com uma guerra, que foi a pandemia, e eu acho que, mais do que nunca, pôde haver o reconhecimento de tantos profissionais que fazem a enfermagem no nosso País”, afirmou Queiroz Filho.

Para Gabriella Aguiar (PSD), a data de hoje passa a ter um significado ainda mais simbólico, já que a verba que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem foi garantida por meio de publicação da lei no Diário Oficial da União nesta sexta-feira. “A saúde não tem preço, mas tem custos, e chegou o momento de esta Casa Legislativa ter conversas mais formais sobre os custos da saúde. Momentos como esse são muito importantes, mas a gente precisa discutir economia em saúde”, completou a parlamentar. 

O deputado federal Mauro Filho (PDT) comentou sobre as dificuldades que a Lei do Piso da Enfermagem enfrentou até sua concretização, afirmando que houve um esforço conjunto para encontrar no orçamento da União uma fonte de recursos para assegurar o pagamento. “Eu tenho uma filha médica e ela sempre me diz que, depois do diagnóstico, quem segue com o procedimento é a enfermagem, sem a enfermagem não existe medicina”, afirmou. 

Sobre a atuação dos profissionais, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) e vereadora de Fortaleza, Ana Paula Brandão, destacou que, atualmente, a maioria das trabalhadoras são mulheres e que esse aspecto da atividade deve ser considerado. Segundo ela, “o piso da enfermagem deixou de ser uma luta trabalhista e passou a ser também uma luta social”. 

Além desses, compuseram a mesa os deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas), coautor da solicitação que deu fruto à solenidade; os subscritores Marta Gonçalves (PL), Lucinildo Frota (PMN) e Sargento Reginauro (União) e a secretária Executiva de Políticas de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Maria Vaudelice Mota, representando o Governo do Estado. O deputado Cláudio Pinho (PDT) também compareceu à sessão. 

Enfermeira Sad Lutfi De Lemos Moura destaca  importância da atuação dos profissionais de enfermagem - Foto: Máximo Moura

HOMENAGEADOS                                    

Falando em nome dos homenageados, a enfermeira e vereadora do município de Caridade Sad Lutfi De Lemos Moura ressaltou que as atividades desempenhadas pelos profissionais vão além do cuidado físico, levando em conta aspectos particulares e emocionais de cada paciente. 

“A enfermagem visa o paciente em todas as suas necessidades, sejam elas do corpo, da mente ou do espírito”, afirmou. A enfermeira falou ainda sobre as expectativas para a profissão, “que ela seja realmente valorizada e que o real papel da enfermagem seja cada vez mais reconhecido em todo o País”, concluiu. 

Na solenidade, foram homenageados ainda a diretora executiva do Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha da Parangaba), Maria do Amparo Vidal Sales; a diretora do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá (HMDAS), Inês Alice Vieira Said; o enfermeiro Francisco Régis Magno Ferreira Pinheiro; o técnico de enfermagem Francisco Alex Reinaldo Pimenta; a técnica de enfermagem Neice Felipe Costa Montezuma e a auxiliar e técnica de enfermagem Liliane Lima da Silva.

As enfermeiras Suelen Moreira Rodrigues, Suyanne Barbosa Sales, Francisca Gilvania Alves Ribeiro Cambraia, Ana Mirian Aguiar Bastos, Mirley da Silva Oliveira Fontenelle, Monyque da Silva Barreto, Juliana Martins Guedes, Sandra Maria da Silva Magalhães, Lionete Soares Barbosa e Selma Antunes Nunes Diniz também foram homenageadas na cerimônia.

Edição: Clara Guimarães

Veja também