Notícias

Alece reconhece importância do HGF para saúde pública do Ceará em sessão solene

Por Geimison Maia
10/07/2023 20:15 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, em sessão solene na noite desta segunda-feira (10/07), no Plenário 13 de Maio, os 54 anos de fundação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) - inaugurado em 23 de maio de 1969.

O requerente da homenagem, deputado Fernando Hugo (PSD), relembrou os primeiros contatos que teve com a unidade hospital ainda como estudante de Medicina, no início dos anos 1970, ao visitar a mãe dele, que estava internada no local. “Encantava-me com a grandeza morfoestrutural do hospital, mas, principalmente, por lá ser uma sucursal do ensino médico que a gente tinha na Faculdade de Medicina”, ressaltou.

Para o parlamentar, o HGF cumpre uma função fundamental na saúde pública do Ceará em razão da grande quantidade de atendimentos médicos e de vidas salvas no lugar. “É uma das maravilhas que temos na medicina pública do Brasil e do Ceará”, elogiou Fernando Hugo, destacando que isso só é possível graças a todos os profissionais que atuam na unidade. 

Em discurso emocionado, a deputada Gabriella Aguiar (PSD), também requerente da solenidade, relembrou o percurso que fez no HGF quando ainda era estudante de Medicina. “Foi no HGF onde aprendi a colocar meu dom e talento para a melhoria de vidas”, afirmou. Apesar de ter tido vivências em outras instituições de ensino do País e do exterior, a parlamentar garantiu que a do Hospital Geral foi a que mais a marcou. “Nunca tive como no HGF o aprendizado de tratar as pessoas com humanismo independente da situação”, comentou. 

Gabriella Aguiar também ressaltou a qualidade do trabalho desempenhado pelos profissionais da unidade hospitalar e colocou o mandato à disposição para defender os trabalhadores da saúde e o financiamento da saúde pública. 

 

Ivelise Regina Canito Brasil - Diretora do HGF - Foto: Marcos Moura

A diretora do HGF, Ivelise Regina Canito Brasil, avaliou que a homenagem recebida na sessão solene “significa um reconhecimento desta Casa da importância do papel do HGF na saúde de todo o Estado do Ceará". Em razão da sua abrangência, Ivelise Canito comentou que a unidade hospitalar é uma espécie de “termômetro” da situação da saúde pública do Estado, pois permite entender se a atenção primária e a secundária funcionam a contento e se a formação que os profissionais recebem está adequada. 

Ivelise Canito Brasil ainda defendeu a importância do trabalho de todos que fazem e fizeram parte do HGF, desde a sua construção, para torná-la uma referência no Ceará e no Brasil. “Não existe uma figura mais importante no HGF, todas são muito importantes”, disse. 

De acordo com a diretora-clínica do HGF, Mariana Ribeiro, é preciso operar toda uma engrenagem para que o hospital trabalhe “unido e de forma uníssona”. Na avaliação dela, isso só é possível graças ao corpo de profissionais da instituição, que são referências em diferentes áreas - como Medicina, Enfermagem e Administração. “E a direção está empenhada em melhorar em todos os sentidos o funcionamento do hospital”, frisou. 

O médico do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Túlio Osterne, que também atua no HGF, agradeceu aos parlamentares proponentes da homenagem por aceitarem a sugestão dele de celebrar mais um aniversário do HGF. Segundo o médico, ao longo desses 54 anos, milhões de cearenses foram atendidos na unidade. “Os números do HGF são gigantescos”, avaliou. 

Falando em nome dos homenageados, o chefe do serviço de Reumatologia do HGF, Walber Pinto Vieira, lembrou que trabalha no hospital desde a fundação, tendo “sido testemunha dos incansáveis trabalhos realizados por sua equipe”. Ele se disse honrado em fazer parte do corpo de profissionais da unidade de saúde e agradeceu a homenagem recebida na sessão solene. 

Durante a solenidade, foram homenageados com certificados o chefe do serviço de Reumatologia do HGF, Walber Pinto Vieira; a psicóloga, coordenadora-geral dos Estágios Acadêmicos da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação e membro do Comitê de Ética e Pesquisa do HGF, Jane Eyre Rodrigues de Azevedo; a psicóloga e gerente da Unidade de Serviços Gerais, Comunicação e Administração do HGF, Maria Lucimar de Magalhães Morais; a auxiliar de Enfermagem na equipe dos ambulatórios do HGF, Maria de Lourdes de Souza; e a integrante da Direção Administrativa do HGF, Márcia Maria dos Santos. 

Também receberam homenagens a médica anestesiologista Aglais Gonçalves da Silva Leite; a médica clínica Maiza Colares de Carvalho; a médica Maria Vanda Alves Roque; o médico cirurgião-geral Eudes Bastos Pinho; o médico ginecologista Francisco José Costa Eleutério; e o médico ortopedista Antônio Vagner Martins de Paiva Filho.  

Estiveram ainda presentes na mesa da solenidade o deputado Simão Pedro (PSD) e o assessor especial do Gabinete da Secretaria da Saúde do Estado, Severino Ferreira Cavalcante, representando o Governo do Estado.

Edição: Adriana Thomasi

 

Veja também