Alunos da Escola Adahil Barreto Cavalcante visitam Assembleia
Por ALECE27/08/2015 13:43 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (27/08), estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Adahil Barreto Cavalcante, localizada no Conjunto Timbó, em Fortaleza. A visita dos 38 alunos faz parte do projeto “O Parlamento e sua História”, promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). Os deputados Odilon Aguiar (Pros) e Rachel Marques (PT) recepcionaram os alunos no Plenário 13 de Maio.
Odilon Aguiar explicou aos estudantes que a Assembleia Legislativa é palco de debates, dos reclames da sociedade e local onde propostas são feitas no sentido de favorecer o crescimento do Ceará. “Essa Casa tem um papel importante e significativo na vida das pessoas”, disse. O deputado observou que há um descrédito na política, por parte da população, seja por falta de interesse da sociedade ou por considerar que as instituições estão falidas. Ele aconselhou os jovens a se informarem na imprensa e a uma maior participação na política do País e do Estado.
O parlamentar destacou também que a Assembleia dispõe de várias ferramentas de participação popular, como os meios de comunicação e as comissões técnicas, onde as pessoas podem se manifestar por meio de audiências públicas.
A deputada Rachel Marques assinalou que logo os deputados deverão debater o Plano Estadual de Educação, momento para colocar as demandas. A petista disse que o plano estadual está em consonância com o nacional. “A nossa expectativa é aumentar o financiamento para educação”, acrescentou. Segundo Rachel Marques , o plano estadual irá definir metas como a ampliação de vagas no ensino médio e profissional, entre outras.
A estudante Crísia Maria Portela destacou que a atividade foi de extrema relevância “para a gente ver que os políticos não estão de brincadeira”. Para ela, é importante o conhecimento e a participação, pois “não é só político que faz a diferença, nós também, porque somos uma comunidade”.
Os estudantes passaram ainda pelo Auditório Murilo Aguiar, para auma palestra com o historiador Carlos Pontes sobre a história do Parlamento e o papel do Legislativo no regime democrático. Conheceram ainda o Espaço do Povo, as instalações da rádio FM Assembleia e prestigiaram o acervo do Malce.
O professor da escola Elton da Silva parabenizou a iniciativa da Assembleia ao criar “esse vínculo com uma classe que vai alavancar esse País, que é a juventude”. O professor cobrou dos deputados “um olhar carinhoso para a educação”, que, segundo ele, ainda carece de melhorias de infraestrutura”. Elton pediu ainda que, assim como na rede municipal, a estadual também tenha fardamento e material didático. Acompanhou também a visita a professor Marcelo Costa.
O programa é realizado pelas coordenadoras Ivana Costa, Socorro Medeiros e Rubens Alves. Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
LS/AT
Veja também

Questão de Ordem destaca curso preparatório da Alece para o CNU
Autor: Amanda Andrade*/ com Assessoria