Notícias

Alunos de escolas de Caucaia e Fortaleza visitam a Assembleia nesta terça-feira

Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares
09/05/2023 17:41 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta terça-feira (09/05), 33 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Presidente José Sarney, do bairro Araturi, em Caucaia. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).

A deputada Emilia Pessoa (PSDB), que recepcionou os alunos no Plenário 13 de Maio, incentivou a participação dos jovens na política e afirmou que todos podem representar uma população nos parlamentos, “caso se interessem no melhor para quem precisa”. “Saiam daqui com o coração contemplado por esse momento. E, futuramente, se interessando em políticas públicas para beneficiar a todos, qualquer um de vocês pode estar aqui trabalhando pela população do Ceará. Basta estudar e se dedicar todos dia”, recomendou. A parlamentar explicou ainda o rito das sessões plenárias e o funcionamento do Parlamento.

Ela incentivou e destacou ainda a importância da doação de sangue para ajudar quem precisa. “Você não sai da doação achando que aquela bolsa de sangue pode salvar quatro vidas, você sai achando que está salvando o mundo. Então doe e leve essa ideia adiante”, pediu Emilia Pessoa.

Além do plenário, os estudantes conheceram a Biblioteca  César Cals, da Alece, o Complexo de Comissões Técnicas, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial, formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo. 

Alunos  da Escola Estadual de Educação Jaime Alencar de Oliveira conhecem a Alece Foto: Marcos Moura

Já na tarde desta quinta-feira, 43 estudantes do 1º ano do ensino médio do curso de Desenvolvimento de Sistemas, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, do bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, conheceram a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce.

Os jovens, acompanhados pelo diretor da instituição, Kamillo Silva, e pelo professor de Física Adevaldo Gonçalves, receberam as boas-vindas da deputada Larissa Gaspar (PT), que falou sobre o dia a dia do Parlamento cearense e convidou os alunos pra conheceram o seu trabalho no gabinete. "Meu gabinete sempre estará de portas abertas para receber vocês, para ouvir sugestões de melhoria pra sociedade", afirmou.

O grupo também participou da palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil, a importância do voto e o papel do deputado estadual, ministrada pela monitora e jornalista do Malce, Edna Pontes. 

Em seguida, os alunos ouviram as explicações da coordenadora geral da Ouvidoria Parlamentar, Isabel Chaves, e do assessor da Ouvidoria, Patrick Dias, sobre a parceria firmada entre da Ouvidoria Parlamentar com o Malce por meio do projeto Ouvidoria Educativa, cujo objetivo é incentivar uma consciência crítica sobre a política, motivando o jovem a participar ativamente da política do nosso Estado, informou Isabel Chaves. 

Para a aluna Rayane Freitas, 15 anos, "os servidores da Assembleia foram muito atenciosos e explicaram detalhadamente o funcionamento do Plenário 13 de Maio, o acesso à biblioteca e o acervo do Memorial, além dos serviços oferecidos, como Casa do Cidadão, Ouvidoria Parlamentar, Procon e a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.           

Edição: Clara Guimarães

Veja também