Notícias

Alunos de escolas públicas de Fortaleza visitam a Assembleia

Por Giovanna Munhoz/ Wanessa Tavares
11/05/2023 16:44 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

Alunos do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Joaquim Antônio Albano, localizada no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, visitaram, na manhã desta quinta-feira (11/05), a Assembleia Legislativa do Ceará. Os estudantes participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

A deputada Emilia Pessoa (PSDB), que recebeu os estudantes, explicou o funcionamento do Parlamento e a importância de se apropriar dos espaços do Parlamento Cearense. 

O professor de História Ronaldo Teixeira, que acompanhou os alunos, assinalou a importância da visita e a relevância de os estudantes poderem conhecer de perto a Assembleia Legislativa. “Eles estudam em sala de aula a política, o Estado nas disciplinas relacionadas. Na Assembleia, eles podem ver de perto o que é trabalhado na escola”, disse. 

Na ocasião, os estudantes conheceram ainda o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia (97,7MHz), o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

Alunos da Escola Polivalente Modelo de Fortaleza participaram do programa O Parlamento e Sua História - Foto: Máximo Moura

Já na tarde desta quinta-feira, 34 estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Polivalente Modelo de Fortaleza, do bairro Conjunto José Walter, conheceram a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Memorial e o Plenário 13 de Maio.

O grupo, acompanhado pelos professores Angelina Oliveira (Biologia e Formação Cidadã) e Francinildo da Silva (Química), assistiu a uma palestra sobre a história da política no Ceará e no Brasil, a importância do voto e o funcionamento do Parlamento cearense, ministrada pela monitora e jornalista do Malce, Edna Pontes.

A professora Angelina Oliveira destacou que a vinda dos jovens à Assembleia acrescenta mais conhecimentos da atualidade que eles estão trabalhando na disciplina de Formação Cidadã. 

“É importante os alunos conhecerem o funcionamento da Casa Política, onde se elaboram as leis que visam oferecer um futuro digno à sociedade. Hoje eles conheceram o acervo da biblioteca, descobriram a história de deputados no Memorial e o funcionamento do Plenário 13 de Maio, de onde saíram bastantes enriquecidos de conhecimentos”, afirmou.

O estudante Jadson Xavier, 16 anos, relatou ter tido uma ótima experiência ao conhecer os bastidores do Parlamento. “Olhando para esta fotografia na galeria dos ex-presidentes do Legislativo cearense, conheço o trabalho do José Sarto tanto como político e médico e acompanho sua trajetória. Acho que cada jovem, assim como eu, deveria ter essa curiosidade de saber da história dos políticos do nosso Estado”,  declarou.

O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.     

 Edição: Clara Guimarães

Veja também