Bethrose sugere criação de Secretaria Especial de Combate à Extrema Pobreza
Por ALECE28/03/2012 13:54
Compartilhe esta notícia:

A deputada Bethrose (PRP) informou, durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (28/03), que ingressou com um projeto de indicação sugerindo ao Governo do Estado a criação da Secretaria Especial de Combate à Extrema Pobreza. O novo órgão vai permitir, segundo ela, uma sintonia maior entre o Governo Estadual e os 184 municípios, no sentido de monitorar de forma mais eficiente os programas e as ações já existentes para erradicar a extrema pobreza no Ceará.
A deputada ressaltou que mais de 16 milhões de pessoas vivem na extrema pobreza no Brasil, com grande número de crianças, entre 0 e 14 anos, nestas condições. Ela destacou o programa do Governo Federal Brasil sem Miséria como saída para esse problema social. “A ideia é promover um conjunto de ações em parceria com Estados, municípios, empresa e sociedade, para incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo crescimento econômico do País”, disse.
Para Bethrose, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são uma grande ferramenta para o sucesso do programa. Outra estratégia já adotada pelo Governo do Ceará, segundo ela, é a ampliação das vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma forma de ampliar a qualificação dos cearenses e promover a melhoria de sua renda.
Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (PSB) destacou a pesquisa do Laboratório de Estudos da Pobreza da Universidade Federal do Ceará, que apontou o cenário de extrema pobreza do Estado e as possíveis saídas para este problema social. “É preciso que os municípios tenham também a consciência de sua responsabilidade na melhoria deste quadro”, reforçou.
MM/CG
Veja também

Alece entrega medalhas a 56 alunas do CE vencedoras do Torneio de Física para Meninas (TFM)
Autor: Ariadne Sousa
Alece aprova atualização de limites de cinco municípios cearenses
Autor: Juliana Melo