Deputado quer profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto
Por ALECE11/01/2017 14:38 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Dr. Santana (PT) quer tornar obrigatório em hospitais, clínicas e outras unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) a presença de profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto.
A proposta, que está no projeto de lei nº 145/16 , em tramitação na Assembleia Legislativa, busca garantir o direito de assistência à mulher e ao recém-nascido, no momento do parto.
De acordo com o parlamentar, durante a vida intra-uterina, o feto não utiliza os pulmões para oxigenar o sangue e esta função é desempenhada pela placenta. Como os pulmões ainda não expandem, também não têm capacidade para tolerar todo o fluxo circulatório que acontecerá quando sair do ventre materno. "A falta do profissional competente para assistência ao recém-nascido neste momento pode resultar em sequelas graves e permanentes. Portanto, a presente medida tem como objetivo assegurar a pronta assistência ao recém-nato, por meio de um profissional treinado", ressaltou.
Da Redação
Veja também