Educação bilíngue para surdos será discutida em audiência na AL
Por ALECE25/09/2012 18:31
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (26/09), a partir das 14h30, no Complexo de Comissões Técnicas, audiência pública em alusão ao Dia Nacional do Surdo. A atividade, solicitada pela presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, deputada Eliane Novais (PSB), tem por objetivo debater a educação bilíngue para surdos e temas relacionados nas esferas social, legal e cultural. O debate terá como foco também uma maior discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), no que diz respeito à educação para surdos.
Para parlamentar, a educação bilíngue é uma forma de garantir a acessibilidade destas pessoas à escola de uma forma inclusiva. Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará possui pelo menos 2.340.150 pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 27,69% da população do Estado. Ainda, segundo o estudo, 6,23% dos cearenses se declaram completamente surdos.
Apenas 10% dos surdos e deficientes auditivos cearenses em idade escolar estão nas escolas. Por conta da barreira linguística, grande parte das crianças surdas abandona a escola antes mesmo de completar a primeira parte do Ensino Fundamental, permanecendo sem acesso à escolarização básica, na maior parte das vezes completamente analfabetas.
Foram convidados para a audiência representantes da Associação de Surdos do Ceará (ASCE), Instituto Cearense de Educação e Surdos (ICES), Instituto Filippo Smaldone (IFS), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, Associação de Profissionais em Interpretação de Língua Brasileira de Sinais do Ceará (Apilce), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Comdef/Fortaleza), Universidade Federal do Ceará/Secretaria de Acessibilidade (UFC), Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, Secretaria Municipal de Educação.
DP/LF
Veja também

Alece comemora 22 anos de serviços prestados da Companhia de Policiamento à Casa do Povo
Autor: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Estudantes de Aquiraz, Caucaia, Sobral e Fortaleza visitam a Alece nesta semana
Autor: Wanessa Tavares/ Ricardo Garcia / Giovanna Munhoz/ Gleydson Silva