Notícias

Ely Aguiar propõe criação de juizado especial do torcedor

Por ALECE
28/03/2012 14:29

Compartilhe esta notícia:

Dep. Ely Aguiar (PSDC) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Ely Aguiar (PSDC) informou, na sessão plenária desta quarta-feira (28/03), que apresentou projeto de indicação para que seja criado no Judiciário cearense um juizado especial cível e criminal do torcedor.

Segundo o parlamentar, Pernambuco conseguiu diminuir em 70% a violência nos estádios e no entorno com essa iniciativa. O Juizado do Torcedor de Pernambuco foi criado em 2006 e já julgou cerca de mil processos.

Para Ely, há uma lacuna na Justiça do Ceará quando se trata de crimes cometidos nos estádios. Ele acredita que a falta de mecanismos eficazes de punição permite atos de violência e vandalismo como os que ocorreram no Estádio Presidente Vargas (PV), na partida entre Ceará e Fortaleza pelo Campeonato Cearense. O deputado lamentou que os promotores da baderna e destruição de parte da arquibancada do PV no clássico do futebol cearense estejam soltos.

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSD) sugeriu penas alternativas para quem comete crimes em estádios. A ideia é que nos dias de jogos essas pessoas prestem serviços comunitários, sendo impedidas de ir ao estádio. O deputado Fernando Hugo (PSDB) parabenizou Ely pela iniciativa. O tucano disse que já tinha uma orientação jurídica para apresentar projeto semelhante, mas se sente contemplado pela propositura do colega.
DA/AT

Veja também