Estudantes do Centro Educacional Renascer visitam a Assembleia
Por ALECE26/03/2015 13:30
Compartilhe esta notícia:

Alunos do 9º ano do Centro Educacional Renascer, localizado no bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza, conheceram as instalações da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (26/03). A visita faz parte do projeto O Parlamento e sua História, promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).
No Plenário 13 de Maio, os 37 estudantes foram recepcionados pelos deputados Professor Teodoro (PSD) e Ely Aguiar (PSDC). Teodoro falou sobre a importância da atuação dos parlamentares, que discutem temas relevantes para o Ceará na Casa.
O parlamentar, que por muitos anos foi professor, ressaltou a nobreza do magistério. “O professor é o agente que permite o aluno sair da natureza da ignorância para a cultura”, assinalou.
Já o deputado Ely Aguiar disse ser uma satisfação receber os jovens estudantes e destacou a importância do projeto, que permite ampliar o conhecimento dos alunos. “A escola não deve ficar restrita a quatro paredes”, defendeu.
O parlamentar disse ainda que as drogas e a falta de respeito com os professores são os principais problemas nas escolas. Ely Aguiar aconselhou os estudantes a acompanhar a política, cobrando mais investimentos para áreas como educação e saúde. “É preciso que vocês acompanhem e façam parte desse contexto”, salientou.
A coordenadora da escola, Ana Cristina Freitas, avaliou que a iniciativa é positiva para os estudantes, pois permite que eles conheçam melhor o Parlamento. “Eles sempre veem a política como algo muito distante e essa visita traz isso para mais perto do cotidiano e da realidade deles”, frisou.
A estudante Déborah Nicolly disse que, ao tomar conhecimento da política, “é mais fácil se ter um pensamento mais aberto sobre os políticos e a responsabilidade em relação ao futuro do nosso País”.
Durante a visita, os estudantes, acompanhados pelos professores Nancy Rocha e Evanilson Vieira, visitaram as instalações da rádio FM Assembleia, o acervo do Malce, o Espaço do Povo e o auditório Murilo Aguiar, onde assistiram à palestra do historiador Carlos Pontes sobre a história do Parlamento.
O projeto “O Parlamento e sua História” é coordenado por Ivana Costa, Socorro Medeiros e Rubens Rocha. As escolas públicas ou privadas podem agendar visita ligando para os telefones (85) 3277 3700 e (85) 3277 3707, ou enviando e-mail para memorial@al.ce.gov.br.
LS/GS
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria