Notícias

Exército Brasileiro recebe homenagem da AL

Por ALECE
17/04/2012 14:17 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Homenagem ao Exército Brasileiro na AL-CE - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa realizou na manhã terça-feira (17/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Exército Brasileiro, que comemora 364 anos. O deputado Ronaldo Martins (PRB), que solicitou o evento, enalteceu a relevância da instituição, classificando os militares como “trabalhadores altivos e abnegados”, ao cumprir a nobre missão de zelar pela soberania nacional. “Hoje, o Exército é muito mais que uma força, antes de tudo uma escola de civismo e amor à Pátria. A cada dia se afirma como um instrumento de cidadania, com presença marcante e parceiro fiel da sociedade civil”, disse.

O deputado Manoel Duca (PRB), também autor da homenagem, fez um histórico do Exército Brasileiro, desde 1648 quando se forjou a Força Terrestre do Brasil, nos Montes Guarapes, palco da vitoriosa batalha contra o invasor holandês. Segundo ele, o Exército brasileiro tem significativa importância para a nação, uma instituição de “fé, bravura, honra e pátria”.

O parlamentar disse estar orgulhoso de fazer parte da “família”. “A atividade militar é mais que uma ocupação profissional. É um estilo de vida, que faz dos militares um segmento social diferenciado. A socialização militar visa desenvolver um tipo de profissional que cumpre sua missão às últimas consequências, ou seja, imola a vida em sacrifício quando necessário”, salientou.

Durante o evento, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) saudou os militares e convidou os deputados Ronaldo Martins (PRB), Ely Aguiar (PSDC), Lucílvio Girão (PMDB) e Dedé Teixeira (PT) para a entrega da medalha comemorativa ao dia do Exército ao general de Divisão, Geraldo Gomes de Mattos, comandante da 10ª Região Militar.
 
Geraldo Gomes agradeceu a homenagem, ressaltando que os resultados alcançados pelos militares de sua corporação são fruto do trabalho, do legado e da dedicação à Pátria.  Ao fazer uma explanação sobre as atribuições, estrutura e atuação do Exército no Brasil, ele afirmou que “nesse contexto, como ator principal está nosso soldado, sempre abnegado, disciplinado e crente na missão que a nação nos confia”.

Participaram ainda da solenidade o general de Exército, Domingos Miguel Antonio Gazzineo, ex-comandante da 10ª Região Militar e integrante do Alto-Comando do Exército; Adauto Braz da Silva Júnior, capitão de Mar e Guerra; coronel Marcondes Fontenele de Menezes, comandante da Base Aérea de Fortaleza; procurador de Justiça Eloilson Augusto da Silva; tenente coronel Franklin, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Ceará; e o delegado Elzo Moreira, representando a Polícia Civil do Ceará.
LS/AT

Veja também