Exposição “Retrato de Mestre”, exibida no CDMAC, é destaque do Siga-me
Por ALECE24/05/2023 14:48 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me desta quarta-feira (24/05), na TV Assembleia (canal 31.1) , apresenta a exposição "Retrato de Mestre", exibida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) com a curadoria do renomado Mestre Júlio Santos e colaboradores do Museu da Cultura Cearense (MCC). A mostra apresenta um acervo de imagens e objetos relacionados à arte da fotopintura.
A exposição revela a diversidade de técnicas utilizadas na fotografia, desde os monóculos e câmeras instantâneas (conhecidas como lambe-lambes) até retratos pintados, registros artesanais que já foram amplamente difundidos no Ceará. Além disso, também explora a aplicação de técnicas digitais. Os visitantes podem apreciar e conhecer de perto essas diferentes formas de produção de retratos.
A entrada para a exposição é gratuita e ela estará em cartaz até o dia 20 de agosto de 2023. Os horários de visitação são de terça a sexta, das 9h às 18h, com acesso permitido até 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, com último acesso às 17h30.
A exposição "Retrato de Mestre" conta com o apoio do Instituto Mirante, por meio do Kuya - Centro de Design do Ceará. A expografia é assinada por Rodrigo Costa Lima, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.
Além das obras do Mestre Júlio Santos, a exposição reúne ensaios dos fotógrafos Tiago Santana e Luiz Santos, acervo do colecionador e pesquisador Titus Riedl e obras do xilógrafo Carlos Henrique.
No total, são mais de 10.000 itens, incluindo máquinas fotográficas, componentes utilizados nos processos de gravação de imagens, molduras, cavaletes, fotografias das ruas, praças, feiras, romarias e estúdios de fotopintura, bem como cenários e objetos que faziam parte desses espaços e eventos onde o retrato popular era uma parte essencial do cotidiano.
Com edição de Samuel Frota, o Siga-me é apresentado por Jânio Alves e produzido por Rosanni Guerra. É exibido às quartas-feiras, às 19h, na TV Assembleia e também no YouTube e no Facebook da Assembleia Legislativa.
COMO SINCRONIZAR
O telespectador de Fortaleza pode assistir ao documentário pelos canais 31.1 e 7.3 (digital); em Sobral, pelo canal 31.1; em Juazeiro do Norte, pelo canal 7.3. Na TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). O programa também ficará disponível no YouTube da TV Assembleia.
Da Redação/com Assessoria
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria