Notícias

Fernando Hugo anuncia audiência para discutir falta de segurança nos bancos

Por ALECE
30/03/2012 14:29

Compartilhe esta notícia:

Dep. Fernando Hugo (PSDB) - Foto: Paulo Rocha

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, deputado Fernando Hugo (PSDB), disse, na sessão plenária desta sexta-feira (30/03), que a Assembleia Legislativa realizará na próxima segunda-feira (02/03), às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas, audiência pública para discutir a falta de segurança nas agências bancárias. Segundo ele, os bancos precisam fazer valer as leis de segurança para proteção de clientes, funcionários e para a população em geral que utiliza os seus serviços.
 

“Hoje, ir a um banco tornou-se tão perigoso quanto permanecer na faixa de Gaza. Os bancos não cumprem as leis que garantem mais segurança nas suas dependências”, frisou. Fernando Hugo lembrou que já existe uma lei estadual, criada pelo ex-deputado Oman Carneiro, para que os bancos instalem portas rotatórias individualizadas em suas dependências. “Mas muitas foram retiradas”, salientou.

 

Fernando Hugo também pontuou que existe lei sancionada pela Assembleia e elaborada pelo deputado Tin Gomes (PHS), que proíbe o uso de celulares no interior das agências bancárias no Ceará. Conforme ele, a lei também torna obrigatória a implantação de biombos de segurança com 1,80m de altura nos caixas das agências, para garantir a privacidade dos usuários. Também obriga aos bancos a contratarem empresas para cuidar da segurança interna.

A fiscalização do cumprimento da lei pelas instituições bancárias ficará a cargo da Procuradoria Geral do Estado e da Assembleia Legislativa”, disse, acrescentando que o Decon “vai sair em blitz" para saber se os bancos não estão cumprindo as leis.

Em aparte, o deputado Manoel Duca (PRB) ressaltou que os bancos não zelam pela segurança dos clientes e funcionários. “O banqueiro deveria cuidar mais da segurança interna para que a polícia pudesse identificar os infratores com mais facilidade”, observou.

Para a deputada Dra.Silvana (PMDB), “se os bancos fossem obrigados a indenizar os clientes que são vítimas de assaltos nas suas dependências, certamente se preocupariam em instalar mais equipamentos de segurança”. Para o deputado Tin Gomes, com os assaltos, “os banqueiros não perdem nada, só os usuários das agências”.  Segundo ele, “é preciso um esforço da Assembleia para que as leis sejam colocadas em prática”.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) sugeriu a criação de uma polícia bancária, “que poderia atuar no banco e no seu entorno”. Conforme ele, quando um bandido rouba todo o dinheiro de uma agência, acaba mobilizando toda a polícia. “Eles poderiam evitar que os assaltos acontecessem tomando certas medidas de segurança”, frisou.

MEDALHA
Fernando Hugo parabenizou o ex-presidente da Assembleia, o ex-secretário de Justiça do Estado, Marcos Cals, que recebeu hoje a medalha Clodoaldo Pinto do Conselho de Justiça “pela sua labuta junto ao sistema penal do Estado do Ceará”.
EU/CG

Veja também