Fundação da Polícia Militar do Estado do Ceará é celebrada em solenidade
Por Davi Holanda26/05/2023 20:05 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (26/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão às comemorações pelo aniversário de 188 anos de fundação da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), celebrado oficialmente em 24 de maio. A solenidade atendeu requerimento do deputado Sargento Reginauro (União).
Em maio de 1835, o governador da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, o que anos depois se tornou a PMCE.
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), que presidiu a solenidade, destacou a importância do trabalho realizado pelos policiais militares do Ceará.
“A partir do ano de 2015, quando fui líder do governo, pude ter noção do trabalho primoroso que a PMCE executa. Todos os dias esses policiais protegem as nossas vidas, colocando as suas em risco. É uma missão valorosa e, por isso, tenho sincera compreensão da importância dessa corporação para a sociedade cearense”, destacou o parlamentar.
O deputado Sargento Reginauro (União) reconheceu os desafios da vida cotidiana enfrentados pela PMCE. “Nossos policiais militares representam o último elo constitucional de direitos. Sem vocês, não podemos usufruir da nossa liberdade de ir e vir ou de nossos direitos de propriedade. O policial só sabe que horas vai sair, mas não sabe que horas vai voltar para casa, pois a atividade coloca vocês em risco constante para garantir a segurança alheia”, considerou.
O coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) da PMCE, Adriano de Moura Soares, representante dos homenageados da solenidade, enfatizou sobre a renúncia exercida por cada policial militar, que abdica da sua vida para servir a sociedade.
“Acho que cada um de nós renunciamos às nossas vidas e fazemos uma doação dos nossos nomes para segurança do povo cearense. Não é fácil quando saímos da nossa casa e beijamos nossos filhos, sem ter a certeza de que vamos voltar bem. Considero que somos heróis reais, com histórias incríveis e encorajadoras para contar”, ressaltou.
Além dele, outros 19 policiais militares de todo o estado do Ceará foram homenageados com certificados durante a solenidade.
Samuel Elânio de Oliveira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), enfatizou o respeito e a admiração que tem pelo trabalho da PMCE e destacou que durante a sua permanência enquanto secretário da Segurança Pública, vai “buscar as melhores condições de trabalho não só para os policiais que compõem a PMCE, como também para todas as corporações que constituem a segurança pública estadual.
O coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, concedeu a entrega de uma comenda ao presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), em nome de toda a corporação que constitui a PMCE.

O comandante destacou sua gratidão pelo apoio da sociedade e das instituições públicas e privadas do Estado e informou que a PMCE foi escolhida, a nível nacional, como a segunda corporação que melhor presta serviços ao povo. “Agradeço a todos que fazem parte da Polícia Militar do Estado do Ceará por todos os dias estarem nas ruas para defender com respeito e disciplina a população cearense”, assinalou.
Também estiveram presentes na mesa da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBM-CE), coronel José Claudio Barreto de Sousa; o ex-deputado estadual Soldado Noelio (União) e o deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT).
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo