Notícias

Identidade Cultural recebe os artistas Ícaro Lourenço e Ana Cléria

Por Waldyh Ramos
09/06/2023 08:00

Compartilhe esta notícia:

O programa Identidade Cultural, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, neste sábado (10/06), o cantor e compositor Ícaro Lourenço e a musicista e cantora Ana Cléria. Apresenta ainda reportagem sobre o trabalho da Associação Santo Dias.

Natural de Russas (CE), filho de artistas, desde criança Ícaro Lourenço esteve envolvido no meio artístico, possibilitando a vivência em diversas áreas de atuação da arte. 

Em 1999, aos quatro anos de idade, ele começou a ter aulas de teatro, circo e música. De lá para cá, veio se aperfeiçoando e, desde então, participou de mais de vinte trabalhos cênicos em formato de rua ou palco, circulando por diversos circuitos do Nordeste e festivais pelo País, como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE); Festival Nacional de Teatro Infantil (FENATIFS), de Feira de Santana (BA); Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Arte de Rua, em Arneiroz (CE), entre outros.

Ícaro Lourenço é também multi-instrumentista, fotógrafo, arte-educador, palhaço. Como músico, já trabalhou com muitas bandas e, como produtor, já atuou em diversos festivais. Agora Ícaro segue no campo da música com o primeiro trabalho solo, o álbum “Leão”.

Já Ana Cléria trilha os caminhos da música como regente, instrumentista (saxofone e flauta), arte-educadora e professora.

Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Música pela Campbellsville University (Kenthucy-USA), doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), nos  últimos anos, Ana Cléria tem se dedicado à educação musical. Foi regente do Grupo de Flautas e da Orquestra de Sopros da UFC e coordenou os cursos de Extensão e Licenciatura em Música da UFC.

Ana Cléria participou de vários cursos de flauta, saxofone e regência-coral e de festivais internacionais em Brasília (DF), Londrina (PR), Domingos Martins (ES) e no Rio de Janeiro (RJ).

Paralelamente a essas atividades, também atua como regente dos corais da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e do PAAP (UFC). Em 1997, participou da turnê pela Europa como instrumentista do Coral de Câmera do Ceará, apresentando-se na Bélgica, França, Espanha, Suíça e Áustria, por ocasião do Centenário de Nascimento de Pixinguinha.

Como saxofonista, participou da banda “Ivanildo, o sax de ouro”, e da banda regional  Marinês e Sua Gente. Também se apresentou ao lado do consagrado flautista Altamiro Carrilho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, como flautista convidada.

O Identidade Cultural apresenta ainda uma reportagem sobre a Associação Santo Dias, entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1997 e que atua na educação de jovens e adultos através da metodologia Paulo Freire. Nesse contexto, a associação tem o desafio de defender e promover a vida e a cidadania. 

Com apresentação de Virna Cavalcante, produção e direção de Clara Pinho, imagens de César Ceppi e edição de imagens de Samuel Frota, o Identidade Cultural vai ao ar sempre aos sábados, a partir das 21h. Reprise aos domingos, no mesmo horário.

Edição: Clara Guimarães

Veja também