Importância do setor industrial para o Ceará é destacada em solenidade na Assembleia
Por Waldyh Ramos23/06/2023 16:48 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O Dia da Indústria foi comemorado nesta sexta-feira (23/06) durante sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará.
O deputado Firmo Camurça (União), que propôs a celebração da data em requerimento subscrito pelos deputados Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Alysson Aguiar (PCdoB), Missias Dias (PT) e Antônio Granja (PDT), reconheceu a importância do setor industrial para o desenvolvimento do estado do Ceará.
Ele destacou a participação do município de Maracanaú, que hoje, segundo informou, concentra o maior polo industrial do Ceará. "Maracanaú possui uma infraestrutura capaz de sediar qualquer segmento industrial. A indústria pavimentou o desenvolvimento do município e consolidou o comércio e o serviço, que hoje representam 54% do PIB. A indústria, que no passado tinha a maior participação no PIB, atualmente representa 34%", disse.
.jpg)
Deputado Firmo Camurça enfatiza geração de empregos formais proporcionada pela indústria - Foto: Máximo Moura
Firmo Camurça ressaltou ainda que, mesmo com uma participação menor no PIB (Produto Interno Bruto), a indústria é responsável pela maior geração de empregos formais.
Segundo ele, o Ceará tem sido um exemplo de como a indústria pode impulsionar o desenvolvimento social de uma região que, com setores diversificados, desempenha um papel fundamental na geração de emprego e renda, atração de novos investimentos, além de impulsionar também a área da tecnologia. "A indústria cearense produz de alimentos a equipamentos eletrônicos, e essa variedade de produtos hoje é a força motriz do nosso Estado", pontuou.
Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa agradece homenagem e ressalta determinação do empresariado cearense - Foto: Máximo Moura
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, agradeceu em nome dos homenageados e destacou a força e determinação do empresariado cearense para enfrentar e superar as dificuldades para seguir adiante. "Dizem que 80% das empresas morrem no segundo ano de vida, e a nossa empresa, por exemplo, está fazendo 60 anos, mas aqui temos vários outros empresários que passaram por dificuldades e hoje são vencedores. Resistiram às crises e estão trabalhando e gerando emprego para a nossa população", afirmou.
Foram homenageados com a entrega de certificados a Associação Empresarial de Indústrias (AEDI), representada por Aélio Jalles Monteiro; a Isoplast - Indústria e Comércio de Plásticos Limitada, representada por Igor Carvalho Ferreira; Salmito Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, representado por Luiz Soares; Emape - Terceira Geração Avícola - representada por Annya Pessoa Freire e Roberto Pessoa; Delfa Indústria e Comércio de Acessórios do Vestuário, representada por Cristiano Junqueira Santos; a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), representada pelo diretor Administrativo, Luiz Fernando Juaçaba Esteves.
E ainda o Grupo M. Dias Branco, representado por Gisela Dias Branco; Grupo Três Corações, representado por Milene Alves Pereira; Projeart, representada por Jeferson Von Haydin; a Lumar - Indústria e Comércio de Plásticos, representada por Luciana Meire Alves; a Romazi - Comércio e Indústria de Plásticos, representada por Rodrigo Holanda Cardoso Cunha; Zanotti Indústria e Comércio Limitada, representada por Francisco Edilson da Silva Castro; Cerâmica Brasileira Cerbras Limitada, representada por Ana Lúcia Bastos Mota; Ortobom - Indústria Cearense de Colchões e Espumas, representada por Rafael Vieira Montes Aldir, e a New Plastic - Indústria e Comércio de Plástico, representada por Laires da Silva Diniz e Antônio Rodrigues de Sousa Filho.
Também participaram da sessão a deputada Marta Gonçalves (PL); o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves; o prefeito de Pedra Branca, Mateus Gois; o ex-vereador e ex-deputado estadual Gelson Ferraz; o ex-superintendente do Ibama no Ceará Herbert Lobo; o diretor presidente do Grupo Fornecedora, Nertan de Melo Ribeiro, além de vereadores e funcionários das indústrias de Maracanaú.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Polícia Penal do Ceará e servidores recebem homenagem em sessão solene na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Contribuição do Conservatório Alberto Nepomuceno para a cultura cearense é valorizada em sessão solene
Autor: Juliana Melo