Lembranças 96 destaca vida e obra da "Madrinha do Soul", Patti Labelle
Por Pedro Emmanuel Goes/com Assessoria20/03/2023 09:57 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

Vida e obra da “Madrinha da Soul Music", Patti Labelle, estão em pauta no Lembranças 96, programa da FM Assembleia (96,7MHz) que vai ao ar nesta segunda-feira (20/03), às 21h.
Patti Labelle é o nome artístico de Patricia Louise Holte. Ela nasceu na Filadélfia e, como muitas cantoras, começou a cantar no coro da Igreja, quando tinha apenas 10 anos.
Em 1960, Patti Labelle integrou seu primeiro grupo musical, os Ordetes, com os colegas de escola Jean Brown, Yvonne Hogen e Johnnie Dawson. Nos Ordetes, Patti Labelle era a vocalista.
Por 16 anos, foi cantora principal do trio LaBelle, com quem gravou sua “canção assinatura”, “Lady Marmalade”, em 1974. Foi nesse período que ganhou o apelido de “Madrinha do Soul”, por seu desempenho enérgico em cima do palco e sua poderosa e inconfundível voz e emplacou os maiores sucessos das paradas musicais de R&B, pop e, eventualmente, disco.
Após o sucesso com a grupo, Patti Labelle iniciou sua carreira solo em 1977, assinando com a gravadora Epic Records. O primeiro álbum solo da cantora foi lançado no mesmo ano, com os sucessos “Joy o Have Your Love”, “Dan Swit Me” e “You Are My Friend.
Na década de 1980, Patti Labelle assinou com a gravadora Philadelphia Records, oportunidade em que gravou uma versão de sucesso de “Over The Rainbow” no álbum “The Spirit’s in It”, lançado em agosto de 1981.
Em 1983, foi lançado seu sexto álbum, “I’m In Love Again”, que trouxe dez single de R&B, como “Love, Need and Want you”. Já em 1984, teve outro grande sucesso em dueto com Boby Womack, na música “Love Has Finaly Come At Last”.
Ainda em 1984, Patti Labelle gravou as canções “New Attitude” e “Stir It Up”, que foram trilha sonora do filme de Eddie Murphy “Um Tira da pesada”. O “Winner In You” foi um dos álbuns solos mais vendidos da carreira, incluindo o dueto com Michael McDonald , “On My Own” e a balada “Oh People”.
Detentora da marca de 50 milhões de cópias vendidas, Patti LaBelle foi incluída na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama do Apollo, além de ter sido homenageada com um Legend Award por sua contribuição para a música norte-americana no World Music Awards. Foi ainda agraciada com um Grammy Hall of Fame em 2003 pelo legado da canção "Lady Marmalade". Sua biografia oficial, “Don't Block the Blessings”, permaneceu no topo da lista de best-sellers do New York Times.
Patti Labelle é considerada “lenda” da música norte-americana. Além de ter uma voz potente, canta de um jeito completamente único. Foi a inspiração para diversos artistas, como Mariah Carey, Christina Aguilera, Alicia Keys e Mary J. Blige.
Lembranças 96 é produzido e apresentado por Renan Santos e vai ao ar semanalmente, às segundas-feiras, 21h, na rádio FM Assembleia (96,7MHz).
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Necessidade de conter avanço da desertificação na Caatinga é defendida em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Alece destaca importância de professores e demais trabalhadores da educação no CE
Autor: Ariadne Sousa