Notícias

Lula pede que candidatura de Inácio seja considerada por partidos governistas

Por ALECE
05/06/2012 15:14 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Lula Morais (PCdoB) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (05/06), que o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) é capaz de aglutinar parceiros em torno da candidatura comunista à Prefeitura de Fortaleza. Por conta disto, ele pediu que o nome do correligionário seja considerado pelos partidos da base governista sem chapa própria, no caso de a aliança PT-PSB ser desfeita. No último domingo (03/06), o PT escolheu Elmano de Freitas como pré-candidato. A indicação do advogado será avaliada pelo PSB na próxima segunda-feira (11/06). Se houver rejeição, os socialistas dizem já ter quadros para a disputa.

Lula Morais lembrou que os candidatos devem ser respaldados por suas respectivas legendas em convenções partidárias, entre 10 e 30 deste mês. Segundo ele, o evento do PCdoB deve chancelar o nome de Inácio no dia 30. A decisão pela candidatura própria, porém, foi tomada no fim de 2010.

O parlamentar destacou o desempenho de Inácio Arruda nas pesquisas de intenção de voto. O senador aparece como o mais lembrado em várias delas. As citações oscilam de 26% a 36%. “Estamos num momento de muita conversa, muito namoro, muita discussão sobre que rumo que deveremos tomar. Queremos que a candidatura dele seja considerada pelos partidos da base. Não temos nenhum problema em discutir com todos os partidos, porque a cidade precisa encontrar uma força política para avançar na solução dos problemas”, afirmou.

Lula Morais citou a parceria do PCdoB com a gestão da presidente Dilma Rousseff e do governador Cid Gomes. Disse também que a sigla foi importante para a administração da prefeita petista Luizianne Lins. “Como senador, ele ajudou Fortaleza e o Ceará. Estamos mobilizando nossas bases”, frisou, apontando o PP, o PPS e o PRB como os partidos mais próximos para uma coligação em prol de Inácio Arruda.

O deputado comentou a realização de seminário no sábado (02/06) em que PCdoB e PP debateram melhorias para a educação brasileira. A saúde já foi tema de atividade similar dos comunistas. A mobilidade urbana também deve ser colocada em pauta, conforme ele.

PECÉM

Lula Morais enalteceu ainda a instalação do Núcleo do Poder Público Municipal, o primeiro de seis colegiados voltados à discussão do Pacto pelo Pecém. A criação ocorreu nesta terça-feira (05/06). Amanhã, será criado o Núcleo dos Movimentos Sociais. Depois, os do Poder Público Estadual, do Poder Público Federal, do Setor Produtivo e de Capacitação de Mão de Obra.
BC/AT

Veja também