Notícias

O Parlamento e Sua História recebe 3.489 estudantes na Alece no primeiro semestre

Por Giovanna Munhoz
18/07/2023 11:38 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola Ana Bezerra de Sousa, do Eusébio, visitam a Alece - Foto: Paulo Rocha

O projeto “O Parlamento e Sua História”, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu 3.489 instituições na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante primeiro semestre de 2023.

A proposta, que tem o intuito de abrir a Casa para que os estudantes possam conhecer o Parlamento Cearense por meio de uma visita guiada, foi paralisada durante a pandemia de Covid-19 e retomou os trabalhos no início de março deste ano. 

Durante o mês de retorno, o projeto recebeu 28 escolas totalizando 1.086 alunos. Já em abril, foram 21 escolas e 908 alunos; maio 27 escolas e 1.016 estudantes e em junho o total foi de 13 escolas e 479 alunos. 

Nas visitações, os jovens conhecem o Plenário 13 de Maio, Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistem palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os estudantes também conversam com parlamentares e têm  oportunidade de indagar sobre suas dúvidas e curiosidades.

Alunos da Escola Polivalente Modelo conversam com os deputados Queiroz Filho (PDT) e Claudio Pinho (PDT). - Foto; Paulo Rocha

A coordenadora do projeto, Socorro Medeiros, explica que o retorno pós-pandemia do projeto foi positivo e destaca a participação de alunos de outros municípios, além da Capital. “Temos uma grande demanda espontânea, o que favorece nosso programa. No primeiro semestre, além de recebermos visitas de escolas dos bairros de Fortaleza, também recebemos escolas dos municípios de Aquiraz, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Itaitinga, Guaiúba, Trairi, Maranguape, Maracanaú e Pacatuba”, salienta.

Socorro explica também a parceria do Parlamento e Sua História com a Ouvidoria da Alece no novo projeto “Ouvidoria Educativa”. “Agora, além dos alunos conhecerem o Parlamento Cearense, eles também poderão desenvolver seu lado crítico sugerindo melhorias para educação, sociedade, saúde, esporte, entre outros, através de criação de projetos de lei na Ouvidoria”, diz.

O parlamento e Sua História recebe escolas públicas e privadas do Estado, a partir do 9° ano, e funciona de terça a quinta-feira nos períodos da manhã e tarde. Para se inscrever, os responsáveis devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.brAs visitas retornam no dia 16 de agosto de 2023, após o período de recesso parlamentar.

A equipe do Malce é composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno, Thiago Araújo,Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole, Guedes e Rodolfo Matos.

Edição: Clara Guimarães

 

 

Veja também