Memorial Deputado Pontes Neto - Malce

SOBRE: 

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa ao qual incumbe o desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo. 

É composto pelos seguintes órgãos:

O Malce conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A data foi um marco nas transformações que levaram o Brasil a se constituir como nação. A ênfase da exposição relaciona-se à trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade. Dispõe de parte de sua exposição em Braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.

O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.

 

  

Crédito: Núcleo de Mídias Sociais da Alece

 

Acesso às publicações. 

 

O rico material contém fontes que registram a atuação pública dos deputados e governadores do estado do Ceará. São Constituições, Correspondências Provinciais, Atas, Relatórios, Anais da Assembleia Provincial, Mensagens do Governo, Leis e Decretos.

O acervo necessitou passar por processo de conservação e restauro, já que os documentos apresentavam sinais generalizados de desgaste devido à ação do tempo, bem como outros fatores.

Portanto, a Alece, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, assegura a salvaguarda dos documentos originais e oferece aos pesquisadores este rico patrimônio da nossa história política.

Acesso ao acervo. 

 

O programa televisivo "Mosaico" teve por objetivo levar ao telespectador da TV Assembleia conhecimentos básicos da memória patrimonial e afetiva do povo cearense, além de divulgar, para o grande público, a existência do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Alece.O programa televisivo "Mosaico" teve por objetivo levar ao telespectador da TV Assembleia conhecimentos básicos da memória patrimonial e afetiva do povo cearense, além de divulgar, para o grande público, a existência do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Alece.

Acesso à playlist com os episódios do programa Mosaico. 

 

PÚBLICO ALVO DE ATENDIMENTO: 

Servidores da Casa e público em geral. O Malce operacionaliza o projeto “O Parlamento e sua História”, destinado a alunos de escolas públicas e privadas, universidades, associações e entidades, com grupo de até 40 participantes, mediante agendamento prévio.

 

EQUIPE: 

Coordenação
Paulo Roberto de Carvalho Nunes
Articulação 
Martha Abreu
Orientação de Célula 
Miguel dos Santos 
Suporte e apoio de administração
Venúsia Ribeiro
Ariadna Carvalho
Conservação, restauro e manutenção
Edwirges Ximenes
 

Eixos de atuação:

Programa O Parlamento e sua história e Visitas Mediadas à Assembleia Produção de publicações, debates e palestras sobre a memória do Parlamento Gerenciamento, pesquisas e elaboração de exposições temporárias

Condução

Socorro Medeiros e Cléa Menezes

Apoio

Carlos Pontes                  

Edna Camarço

Edna Pontes                         

Eveline Freitas

Germana Pontes  

Ivana Costa

Lígia Farias            

Marcela Loiola

Rubens Rocha

Mediação

Rodolfo Farias  

Isadora Nepomuceno

Nicole Guedes 

Thiago Armando 

Sávio Batista

 

Condução

Carlos Pontes

Pesquisa

Diego Morais                

John Alves

Redatoria

Edna Pontes   

Thadeu Nobre

Apoio

Isadora Nepomuceno  

Thiago Armando

Fernanda Maciel          

Venúsia Ribeiro

 

 

 

 

 

 

Condução

Marinez Alves

Pesquisa

Diego Morais        

John Alves

Apoio

Fernanda Maciel  

Martha Abreu

Thadeu Nobre    

Venúsia Ribeiro

Edwirges Ximenes

 

 

 

 

 

 

 

FUNCIONAMENTO

Setor administrativo:

Segunda à sexta, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas

Setor expositivo:

Segunda à sexta, das 8 horas às 17 horas

Está aberto à visitação para grupos de pessoas todos os dias, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail.

As visitas destinadas às escolas públicas e privadas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras (manhã e tarde).

 

ENDEREÇO: 

Av. Desembargador Moreira, 2807 sala 115x - Edifício Sede da Assembleia Legislativa, térreo. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE. 

 

CONTATOS: 

Telefone: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613

E-mail: memorial@al.ce.gov.br

Legislação: