Memorial Deputado Pontes Neto - Malce

 

  

Crédito: Núcleo de Mídias Sociais da Alece

 

SOBRE: 

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa ao qual incumbe o desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo, sendo organizacionalmente composto pelas Células de Pesquisa Histórica e de Conservação, Restauro e Manutenção.

O Órgão oferece à sociedade meios de reflexão e de discussão sobre os temas voltados ao campo da memória, da história e da cultura política do Ceará e do Brasil, atuando por meio de três eixos finalísticos: 

- O Programa O Parlamento e sua História tem por finalidade despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas e de universidades, bem como junto a associações e outras entidades, o interesse pela história do parlamento cearense, por meio de visitas mediadas à exposição permanente (de longa duração) do Malce e aos demais espaços do Poder Legislativo cearense, especialmente o Plenário 13 de Maio, mediante agendamento prévio com grupo de até 45 participantes.

A exposição de longa duração relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A data foi um marco nas transformações que levaram o Brasil a se constituir como nação. A ênfase da exposição relaciona-se à trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade. Dispõe de parte de sua exposição em Braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.

- Em relação ao eixo produção de publicações, debates e palestras sobre memória do Parlamento, destaca-se a produção de livros que abordam aspectos históricos da vida política do Legislativo cearense, desde 1834, incluindo os referentes aos dados biográficos dos parlamentares das legislaturas, a partir de 1947.

Acesso às publicações

- Quanto ao eixo gerenciamento, pesquisas e elaboração de exposições de curta duração, destaca-se a realização de 29 exposições temporárias ao longo da história do Malce, cuidando de temas relacionados caros à sociedade cearense, como por exemplo, em 2023: Mulher Cearense - Mulher de Direitos; Celebrando Fortaleza 297 anos; e História e Memória da Educação no Ceará.

Acesso a imagens das exposições temporárias 

- O Malce atua também em parceria com outros órgãos da Assembleia, como por exemplo a Biblioteca César Cals de Oliveira e a TV Assembleia. Assim, o Memorial oferece acesso ao acervo raro da Biblioteca César Cals de Oliveira, composto de rico material que contém fontes que registram a atuação pública dos deputados e governadores do estado do Ceará. São Constituições, Correspondências Provinciais, Atas, Relatórios, Anais da Assembleia Provincial, Mensagens do Governo, Leis e Decretos.

O acervo necessitou passar por processo de conservação e restauro, já que os documentos apresentavam sinais generalizados de desgaste devido à ação do tempo, bem como outros fatores.

Portanto, a Alece, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, assegura a salvaguarda dos documentos originais e oferece aos pesquisadores este rico patrimônio da nossa história política.

Acesso ao acervo

- Ademais, o programa televisivo Mosaico teve por objetivo levar ao telespectador da TV Assembleia conhecimentos básicos da memória patrimonial e afetiva do povo cearense, além de divulgar, para o grande público, a existência e atuação do Memorial.

Acesso à playlist com os episódios do programa Mosaico

PÚBLICO ALVO DE ATENDIMENTO: 

Público em geral, especialmente estudantes de escolas públicas e privadas e de universidades, bem como associações e outras entidades, e servidores da Casa. 

EQUIPE: 

Coordenação

Paulo Roberto de Carvalho Nunes

Articulação

Martha Abreu

Curadoria

Paula Virgínia Pinheiro Batista

Orientação de Célula

Miguel dos Santos

Suporte e apoio de administração

Venúsia Ribeiro

Ariadna Carvalho

Conservação, restauro e manutenção

Edwirges Ximenes 

Eixos de atuação:

Programa O Parlamento e sua história e Visitas Mediadas à Assembleia Produção de publicações, debates e palestras sobre a memória do Parlamento Gerenciamento, pesquisas e elaboração de exposições temporárias

 

Condução

Socorro Medeiros e Cléa Menezes

Apoio

Carlos Pontes                  

Edna Camarço

Edna Pontes                         

Eveline Freitas

Germana Pontes  

Ivana Costa

Lígia Farias            

Marcela Loiola

Rubens Rocha

Mediação

Rodolfo Farias  

Isadora Nepomuceno

Nicole Guedes 

Thiago Armando 

Sávio Batista

Estagiária

Bárbara Marinho

 

 

Condução

Carlos Pontes

Pesquisa

Diego Morais                

John Alves

Redatoria

Edna Pontes   

Thadeu Nobre

Apoio

Isadora Nepomuceno  

Thiago Armando

Fernanda Maciel          

Venúsia Ribeiro

Estagiária

Francilania Lima de Sousa

 

 

 

 

 

 

Condução

Marinez Alves

Pesquisa

Diego Morais        

John Alves

Apoio

Fernanda Maciel  

Martha Abreu

Thadeu Nobre    

Venúsia Ribeiro

Edwirges Ximenes

 

 

 

 

 

 

 

FUNCIONAMENTO

Setor administrativo:

Segunda a sexta, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas

Setor expositivo:

Segunda a sexta, das 8 horas às 16 horas e 30 minutos

As visitas mediadas estão abertas para grupos de pessoas todos os dias, mediante agendamento por meio de ligação telefônica ou por e-mail. Individualmente, as visitas podem ocorrer sem necessidade de agendamento. 

Quando destinadas a estudantes de escolas públicas e privadas, as visitas mediadas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras (manhã e tarde).

ENDEREÇO: 

Av. Desembargador Moreira, 2807 sala 115 - Edifício Sede da Assembleia Legislativa, térreo. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE. 

 CONTATOS: 

Telefones: (85) 3277-3700 / 3277-3727

E-mail: memorial@al.ce.gov.br

 

Legislação: