Notícias

Pesquisador Nilton Almeida é o entrevistado do Questão de Ordem

Por ALECE
11/07/2016 14:45 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canal 30) desta segunda-feira (11/07) recebe o jornalista e pesquisador Nilton Almeida. O convidado é autor do livro “Judeus no Ceará (Século XIX e XX)”, que trata da diáspora judaica do Estado.

De acordo com o autor, a obra é repleta de referências bibliográficas sobre a diáspora, traçando, ao longo de suas mais de 300 páginas, uma narrativa que começa no processo de construção de cemitérios por todo o território cearense, os locais de origem e os motivos dos  judeus para chegar ao Ceará.

O livro também discorre sobre costumes similares entre o sertanejo cearense e os judeus.Na avaliação de Nilton Almeida, o livro representa um início da historiografia judaica no Ceará. O autor acrescenta que pretende publicar uma tese de doutorado sobre os cristãos novos no Ceará.

Produzido por Helenir Medeiros e apresentado pelo jornalista Renato Abreu, Questão de Ordem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h20 do dia seguinte.

RG/AT

Veja também