Presidente da AL destaca luta pela refinaria no encontro do Pacto pelo Pecém
Por ALECE21/03/2013 16:06
Compartilhe esta notícia:

Na abertura do Encontro Estadual do Pacto pelo Pecém, nesta quinta-feira (21/03), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), frisou a necessidade de se desenvolver esforços a fim de realizar pressão pela instalação de grandes empreendimentos no Estado. O presidente citou como exemplos a Transnordestina, a transposição do rio São Francisco, bem como a refinaria, que são “fundamentais para o desenvolvimento do Ceará”.
Para José Albuquerque, a refinaria deve ser uma prioridade para os cearenses, tendo em vista que um dos benefícios é o crescimento da renda per capita. “A Assembleia vai encampar essa luta envolvendo os diversos setores sociais por meio de parcerias, em nome do desenvolvimento de nosso Estado”, afirmou.
O presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia, deputado Lula Morais (PCdoB), destacou que o encontro tem por objetivo discutir e consolidar o diagnóstico sobre a versão preliminar do cenário atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O parlamentar frisou a necessidade de dar continuidade ao trabalho, debatendo as questões cruciais na região do Pecém, a fim de buscar soluções para os problemas apontados para o desenvolvimento sustentável da região.
O ex-secretário executivo do Conselho, Eudoro Santana, também prestigiou o evento e ressaltou a importância de as 65 instituições presentes destacarem os grandes desafios a serem enfrentados. “A discussão em grupos e depois a aprovação do documento final de diagnóstico do CIPP são fundamentais para que posteriormente seja entregue ao Governo um olhar aprofundado sobre a realidade da região”, acentuou.
O atual secretário executivo do Conselho, Francisco Viana, registrou o compromisso em honrar sua nova missão, cumprindo seu papel e dando continuidade aos trabalhos, que foram muito bem desenhados anteriormente e estão sendo ampliados pela atual administração da Casa.
Amanhã (22/03), serão consolidados e aprovados em plenário os desafios que devem ser enfrentados pelo povo cearense para que o CIPP seja um empreendimento sustentável e impulsione um desenvolvimento mais equânime. O evento acontece no auditório do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, Anexo II da AL.
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa tem o propósito de oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo.
US/CG
Veja também

CDHC apresenta resultado de pesquisa nos Caps de Fortaleza e cobra melhorias no atendimento
Autor: Juliana Melo
Sessão solene em comemoração ao Dia do Humorista destaca necessidade de apoio à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes