Notícias

Protagonismo Infantojuvenil aprova 20 projetos e realiza encerramento

Por ALECE
13/08/2012 21:20

Compartilhe esta notícia:

Primeira edição do programa Protagonismo Infantojuvenil - Foto: Edson Junior Pio

 Na tarde desta segunda-feira (13/08), os 51 deputados juniores e 40 deputados jovens que participam da primeira edição do programa Protagonismo Infantojuvenil aprovaram 20 matérias, entre projetos de lei e de indicação. No início dos trabalhos, eles conheceram o funcionamento das comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Durante a sessão plenária, os parlamentares jovens também votaram todas as proposituras aprovadas pelos colegiados.


A deputada Bethrose (PRP) fez a abertura da sessão de encerramento e destacou a relevância do programa que serviu para aproximar a juventude do Poder Legislativo. “É uma forma desses adolescentes conhecerem de perto o ambiente político e seu funcionamento”, ressaltou.

Os jovens deputados tiveram a oportunidade de apreciar os projetos formulados nas escolas participantes do programa. Entre as matérias apresentadas pelos parlamentares juniores e jovens, está o projeto de lei 64/2012, de autoria do deputado Héricles Alves da Cruz, que requer a oferta de aulas práticas de educação tecnológica por parte das escolas públicas estaduais e particulares.

Foi aprovado ainda o projeto de indicação 80/2012, do deputado José Hudson Alves, que dispõe sobre a criação de troféu, certificado e selo de responsabilidade social para premiar empresas privadas de economia mista e organizações do terceiro setor, estabelecidas no Ceará.

Para a deputada Vanessa Feliciano, 13 anos, representante dos parlamentares juniores e estudante do Centro de Educação Deputado Pedro José, de Pacajus, foi uma grande experiência participar deste programa. Segundo ela, a iniciativa mudou sua visão sobre o que é fazer política.

“Aqui vimos de perto o que os deputados fazem e a importância deste trabalho para a sociedade”, acrescentou. Ela foi autora de um dos projetos de indicação apreciados, que cria a Escola Profissionalizante Rural como forma de estimular e fomentar a agricultura no Estado.

Após a aprovação nas comissões técnicas, os projetos seguiram para votação no Plenário 13 de Maio, com a realização de sessões ordinárias que obedeceram ao regimento interno da AL, com ordem do dia, discussão e votação. Conforme o assessor da Diretoria Adjunta, Administrativa e Financeira da Casa, Wellington Tabosa, as matérias aprovadas em plenário serão encaminhadas à Mesa Diretora da Casa para serem aproveitadas pelos deputados estaduais.

Ao final da sessão, foi realizada a solenidade de encerramento desta primeira edição do Protagonismo Infantojuvenil, que envolveu estudantes da quinta à nona série do ensino fundamental (deputados juniores) e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio (deputados jovens). Os mandatos dos deputados juniores e jovens seguem até o final deste ano.
DP/RT

Veja também