Notícias

Questão de Ordem entrevista os deputados Sérgio Aguiar e Diogo Moraes

Por Waldyh Ramos
14/07/2023 16:17 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sérgio Aguiar (PDT), deputado Diogo Moraes (PSB-PE), presidente da Unale e jornalista Renato Abreu

Os deputados estaduais Sérgio Aguiar (PDT) e Diogo Moraes (PSB-PE), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), são os entrevistados desta sexta-feira (14/07) do programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (Canal 31.1).

Os convidados vão dar detalhes sobre a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) que acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023, no Ceará. Será a segunda vez que o estado sedia o evento. Neste ano, a conferência será  no Centro de Evento. 

O anúncio do Ceará como estado a receber o evento deste ano foi feito nessa terça-feira (12/07), durante visita do deputado Diogo Moraes ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT).

O presidente da Alece  explicou que a decisão foi tomada após diálogo com o deputado Diogo Moraes, apontando que o objetivo do debate é o “fortalecimento das Casas Legislativas brasileiras em defesa das políticas que beneficiem o povo”.

Durante os três dias do evento serão realizados encontros simultâneos das associações dos servidores das Casas Legislativas, abrangendo questões como as prerrogativas das Assembleias e temas que fazem parte do dia a dia dos estados, como saúde mental, prevenção de violência nas escolas, nova reforma tributária e as repercussões nos estados brasileiros, ensino superior, entre outros. 

Para o deputado Sérgio Aguiar, membro da Diretoria Executiva da Unale, a realização da 26ª Conferência é uma grande conquista para o Ceará e mostra a força e prestígio do trabalho da Alece, presidida pelo deputado Evandro Leitão. 

Os convidados comentam ainda sobre o trabalho da Unale e a bandeira e a principal bandeira da instituição que  é o fortalecimento prerrogativas das Assembleias.

ENTREVISTADOS

Diogo Moraes (PSB) está no quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O deputado é representante do Pólo de Confecções do Agreste com forte atuação em prol da Região.

A interiorização do desenvolvimento é uma das suas principais bandeiras na Alepe. O sertão pernambucano também é uma das regiões de representatividade do deputado. O parlamentar ocupou, por dois biênios consecutivos, o cargo de primeiro-secretário da Assembleia de Pernambuco, de 2014 a 2018 e ganhou expressividade nacional, ao ser eleito, em 2022, para a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), representando todos os deputados estaduais do Brasil.

Em 2008, foi eleito o terceiro vereador mais votado em Santa Cruz do Capibaribe, com 2.644 votos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal da cidade. Diogo Moraes é filho do ex-deputado estadual Oséas Moraes e de Paula Casé Moraes.

O deputado Sérgio Aguiar é casado com Mônica Aguiar, ex-prefeita de Camocim e  pai de quatro filhas e tem um neto.

Graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Uece, e em Direito. É mestre em Gestão Pública e Modernização Administrativa pela Universidade Internacional de Lisboa. Dirigiu o Hospital Deputado Murilo Aguiar, de Camocim, na década de 1990. 

Em 1992, aos 20 anos de idade, entrou na vida pública quando foi eleito vereador de Camocim, obtendo a maior votação, o que o credenciou a ser eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio (1993-1994). 

Em 1996 foi eleito prefeito de Camocim com uma votação pelo PSDB. Reeleito no ano 2000 pelo PPS. Em 2006, disputou pelo PSB uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo o 14º candidato mais votado no Estado. Reeleito em 2010 pelo mesmo partido, ficando como o oitavo deputado estadual mais votado do Ceará. Sempre com votação crescente, foi reeleito para o terceiro mandato em 2014 pelo Pros, sendo o 6° mais bem votado. Foi reeleito  em 2018 pelo do PDT. Em 2022 foi o segundo mais votado do PDT.

Com apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, o programa Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Edição: Clara Guimarães

 

 

 

 

Veja também