Questão de Ordem ressalta estudo da Funceme sobre desertificação
Por ALECE01/10/2012 14:57
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem desta segunda-feira (01/10) destaca o estudo de zoneamento que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) realizam em nove municípios do Ceará. Na entrevista para o apresentador Renato Abreu, a engenheira agrônoma e gerente de recursos ambientais da Funceme, Margareth Carvalho, falará sobre a proposta preliminar do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) das Áreas Susceptíveis à Desertificação no Estado.
Técnicos da Funceme executaram mapeamentos e consultores realizaram diagnósticos socioeconômicos de áreas em Irauçuba/Centro Norte, que compreende parte dos municípios de Irauçuba, Sobral, Itapajé, Miraíma, Canindé e Santa Quitéria; e Inhamuns, nas cidades de Tauá, Independência e Arneiroz. O ZEE foi iniciado em 2010 por meio de convênio entre Funceme e Dnocs. Através de oficinas e trabalhos técnicos de campo nos municípios, as instituições detalharam o projeto para as comunidades e para o poder público, que puderam expressar como querem preservar o local.
De acordo com Margareth Carvalho, o papel das instituições é entender essas demandas e, com o conhecimento técnico, delimitar as zonas de uso adequados dos diversos tipos de ambientes. “O resultado do trabalho irá disponibilizar para cada município um planejamento de ordenamento territorial, que visa utilizar os ambientes de forma sustentável, mantendo as características produtivas dos recursos naturais”, explica.
Com produção de Suely Frota e apresentação de Renato Abreu, o Questão de Ordem é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 19h30 com reprise no dia seguinte, a partir das 7h15.
MM/AT
Veja também

Alece integra termo de cooperação para ações de proteção às crianças e adolescentes
Autor: Giovanna Munhoz
Alece celebra 80 anos da vitória dos Aliados na 2ª Guerra Mundial e homenageia ex-combatentes
Autor: Gleydson Silva