Rachel Marques destaca avanços alcançados no setor de educação
Por ALECE30/03/2012 15:44
Compartilhe esta notícia:

A deputada Rachel Marques (PT) fez pronunciamento nesta sexta-feira (30/03) na Assembleia Legislativa, para destacar que o Ceará está no topo do ranking da inclusão escolar do país, tendo assegurado o atendimento de 92.2% das crianças entre 4 e 5 anos na escola . Ela assinalou que ações como o Programa Bolsa Família têm contribuído para assegurar as crianças na sala de aula. “As próprias famílias estão valorizando a escola como bem fundamental para os seus filhos”, acentuou. Os dados são do Movimento Todos pela Educação, divulgados hoje pelo jornal Diário do Nordeste.
Para assegurar esse índice no Estado, ela avaliou que a Prefeitura de Fortaleza teve papel fundamental, oferecendo a 20 mil crianças até 5 anos, atendimento que chegou a 100% da demanda que procurou vaga. Isso foi possível, segundo a deputada, porque o poder público municipal realizou todos os investimentos necessários, construindo mais de 130 creches, além de ter indicadores importantes para a permanência das crianças.
Quanto ao índice de evasão escolar, nesta faixa etária, Rachel disse que houve uma queda do abandono , de 11.9% para 5.6%. A deputada também considerou de bastante relevância o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), da Secretaria de Educação do Estado, para a evolução dos índices registrados. “O programa PAIC tem realizado todos os esforços para garantir que a qualidade do ensino seja também assegurada com a universalização”, afirmou.
A deputada revelou ainda que participou da inauguração do campus avançado da Universidade Federal do Ceará, na última segunda-feira. Segundo ela, o equipamento é uma grande conquista para o Sertão Central, que já presencia o início das aulas, para os cursos de Engenharia de Sofware, Ciências da Computação e Sistema de Informação. Ela salientou que está sendo construído um novo prédio onde funcionarão salas de aulas e o centro administrativo da instituição e um centro de convivência, em um investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões.
Rachel Marques explicou que o início do funcionamento do campus teve a participação do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, que “se antecipou e adequou o espaço para imediatamente começar o funcionamento do campus”.
Em aparte, o deputado Antonio Carlos (PT) disse que o setor de educação está se universalizando com qualidade, “Fortaleza puxa os dados da pesquisa para cima. A evasão escolar vem caindo, e isso é algo importante para toda a sociedade. Portanto, de parabéns o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza”, concluiu.
JS/CG
Veja também

Alece entrega medalhas a 56 alunas do CE vencedoras do Torneio de Física para Meninas (TFM)
Autor: Ariadne Sousa
Alece aprova atualização de limites de cinco municípios cearenses
Autor: Juliana Melo