Notícias

Secretário Waldemir Catanho aborda atribuições da pasta no Conexão Assembleia

Por Pedro Emmanuel Goes
10/07/2023 10:07 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Apresentadora Kézya Diniz, secretário estadual de Articulação Política, Waldemir Catanho - Foto: Bia Medeiros

O secretário estadual de Articulação Política, Waldemir Catanho,foi o convidado do Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), desta segunda-feira (10/07). Durante a entrevista, conduzida pela jornalista Kézya Diniz, ele abordou as atribuições da pasta e a importância das negociações para aprovação de projetos.

A articulação e as negociações, conforme observou o secretário, são de grande importância para a concretização de projetos políticos, programas administrativos, e até para a eleição de candidatos. “A articulação é feita cotidianamente, ainda que se concentre no tempo no período eleitoral. Não é algo feito do dia para a noite”, reiterou.

O papel dele durante esse período à frente da secretaria de Articulação Política, é fazer o “meio campo”, entre gestores municipais, parlamentares, movimentos sociais, articulando as contradições e interesses de cada um dos atores envolvidos no jogo político - interesses estes que devem ser levados em consideração pelo Governo do Estado. 

Como exemplo, o secretário citou a quantidade de gestores municipais que não chegam ao fim de seus mandatos por motivos diversos, seja por pedidos de impeachments por parte das Câmaras Municipais, afastamentos a pedidos da Justiça, entre outros motivos. “Isso tem a ver com a governabilidade do gestor e com sua capacidade de articular força política, não só para se manter no poder, mas também para renovar seu mandato no período eleitoral”, explicou.

Outro exemplo é a proposta de Reforma Tributária em votação na Câmara Federal. De acordo com Waldemir Catanho, mesmo parada há 30 anos, a proposta só seguiu para tramitação este ano após uma intensa articulação entre Governo Federal e os estados, municípios, setor produtivo, movimentos sociais e outros. 

Essa estratégia da negociação é inerente à política e possibilitou diversas conquistas sociais ao longo da história. Waldemir Catanho citou exemplos que vão desde a conquista do voto feminino, ainda na primeira metade do século passado, à programas como o Bolsa Família, conquistas “justas”, segundo ele, e que se fazem especialmente importantes em regiões como o Nordeste, tão socialmente desigual, quando comparado aos estados do sul e sudeste do país. 

O secretário também comentou sobre eleições e sobre possíveis candidatos à Prefeitura de Fortaleza, nomes que estão sendo ventilados, mas ressaltou que “ainda é cedo demais para antecipar essa discussão”. 

Para assistir a entrevista completa de Waldemir Catanho à jornalista Kézya Diniz, é só clicar neste link da transmissão no Youtube. 

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também