Welington anuncia novos trechos do Metrofor para até dezembro
Por ALECE15/06/2012 15:39 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O líder do bloco PT-PSB na Assembleia Legislativa, deputado Welington Landim (PSB), comentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (15/06), a inauguração do primeiro trecho da Linha Sul do metrô de Fortaleza, saindo de Pacatuba e chegando a Parangaba. A solenidade acontece hoje, a partir das 15h.
Segundo ele, um novo percurso (até a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) será entregue dentro de quatro meses. Até dezembro deste ano, será aberto o itinerário até o Centro da Capital. “A mobilidade é uma preocupação de todas as cidades. Fortaleza está atrasada. O trânsito daqui não deixa a desejar em preocupação, proporcionalmente, em relação a São Paulo”, comparou.
O socialista citou as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – metrô de superfície. O equipamento ligará Parangaba ao Mucuripe, atendendo a 100 mil pessoas diariamente. “Nossa preocupação é para as Copas (das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014, das quais Fortaleza é subsede), mas também para resolver o problema da mobilidade agora”, pontuou.
Landim lembrou que a obra iniciou 13 anos atrás e arrastou-se por três governos. De acordo com ele, a sensibilidade do governador Cid Gomes (PSB) e a parceria com o Governo Federal foram determinantes para o projeto sair de vez do papel.
Para o parlamentar, o VLT chegou a uma fase irreversível. Serão 13 quilômetros de obras e há impasses quanto à desapropriação de comunidades. “É uma obra cara, é. Mas é importante e pensando no futuro de Fortaleza. A quantidade de carros está aumentando numa velocidade muito maior do que a quantidade de vias, viadutos e túneis. E quem paga o preço disto é a população, tanto em recurso quanto em qualidade de vida”, ponderou.
Welington disse que o próximo prefeito da Capital terá grande responsabilidade quanto à mobilidade. “É um investimento que terá de ocorrer. Turisticamente, Fortaleza dá um passo importantíssimo com a entrega do Metrofor. Um cidadão da Europa que venha e goste, multiplicará a visão positiva da cidade por dez. Fortaleza começa a se inserir, definitivamente, no cenário internacional”, considerou.
BC/CG
Veja também

Plenário Esportivo analisa jogos dos times cearenses nas séries A e C do Brasileirão
Autor: Gleydson Silva
Alece celebra os 107 anos do Centro de Ciências Agrárias da UFC nesta terça
Autor: Lincoln Vieira