Notícias

História da Igreja Congregacional de Fortaleza é celebrada em sessão solene na Alece

Por Guilherme de Andrade
12/08/2024 19:58 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes - Foto: Máximo Moura

Para comemorar os 169 anos dos congregacionais no Brasil e os 50 anos da Igreja Congregacional de Fortaleza, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene na noite desta segunda-feira (12/08), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no anexo II da Casa. A homenagem foi requerida pela deputada Dra. Silvana (PL) e subscrita pelos parlamentares Carmelo Neto (PL), Emília Pessoa (PSDB) e Felipe Mota (União).

A deputada Dra. Silvana celebrou a presença em massa do público durante a solenidade, além de afirmar a felicidade por comemorar o aniversário da igreja congregacional: “São 50 anos de vitória da igreja congregacional. Esta deputada está com o coração alegre de estar comemorando junto com vocês”.

Na solenidade, 20 pessoas foram homenageadas com certificados: Armando Xavier da Rocha; Antônio Marcelo Ribeiro; Cristiano Ribeiro do Nascimento; Eunice Gadelha Santiago; Edson Cavalcanti de Araújo; Edilson Silva Castro; Francisco Cleiton Ramos; Fernando Fernandes de Souza; Helyannai Herysson; Israelito de Almeida Lima; José Elder RIbeiro; José Vilmar dos Santos; José Tarciso de Queiroz; Joás de Souza Albuquerque; Maria Josélia Medeiros; Maria Irizete dos Santos; Marcondes Vieira Figueiredo; Verinalva Alves de Moraes e Wagner da Costa Gaspar.

Pastor Armando Xavier da Rocha - Foto : Máximo Moura

Escolhido para falar em nome dos homenageados, o pastor Armando Xavier da Rocha, que também é Presidente da Associação Cearense de Igrejas Evangélicas Congregacionais (ACIEC), ressaltou a alegria em ser homenageado: “Para nós é motivo de muita alegria estarmos juntos aqui para um momento tão solene, tão especial para os congregacionais aqui do Ceará. Como é bom ser reconhecido por essa comenda”, celebrou. Segundo ele, há aproximadamente mil igrejas espalhadas pelo Brasil e algumas pelo mundo.”

Armando Xavier destacou, ainda, o trabalho realizado em outras igrejas congregacionais no Ceará: “E, aqui no Ceará, a gente está tentando reorganizar todas as outras igrejas congregacionais que saíram do nosso eixo, mas que têm desenvolvido um trabalho muito importante para o reino de Deus aqui no Ceará”, informou. 

Também estiveram presentes na mesa da sessão solene o presidente da Ordem de Ministros Evangélicos do Ceará (Ormece), Francisco Paixão Bezerra, e os pastores Edilson Silva Castro, Salomão Liberato, Fernando Fernandes de Souza e Francisco Cleiton Ramos.

 

SOBRE A IGREJA

O congregacionalismo chegou ao Brasil no ano de 1855, no Rio de Janeiro. O missionário escocês Dr. Robert Kalley e a esposa Sarah Kalley foram os responsáveis por estabelecer a comunidade no país. A primeira escola bíblica foi levantada na própria casa do casal, dando início assim às igrejas congregacionais. Na capital cearense, a Igreja Evangélica Congregacional de Fortaleza surgiu no dia 22 de setembro de 1974, no bairro São João do Tauape.

Edição: Geimison Maia

Veja também