Mulheres no Parlamento destaca a participação feminina nas Forças Armadas
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria05/09/2024 14:56 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Mulheres no Parlamento, exibido pela Alece TV (canal 31.1), desta quinta-feira (05/09), vai abordar a participação das mulheres nas Forças Armadas, com destaque para o novo Decreto n.º 12.154/24, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 28 de agosto.
O decreto trata do serviço militar inicial feminino por mulheres voluntárias. A medida é inédita no âmbito das Forças Armadas. A conquista das mulheres no campo militar remonta a 1822, quando Maria Quitéria se disfarçou de homem para lutar pela Independência do Brasil.
Desde então, a presença feminina nas Forças Armadas evoluiu. Em 1992, as mulheres foram formalmente incluídas no Exército Brasileiro por meio do Quadro Complementar de Oficiais (QCO). Hoje, elas ocupam posições essenciais em diversas áreas da instituição, como logística, medicina, engenharia e combate.
No quadro Conversa de Mulher, o programa entrevista a gestora do Programa de Segurança de Alimentos da 10ª Região Militar, que também é médica veterinária, a major Érica Mota, e a sargento Lídia de Sousa Praxedes, enfermeira no Escalão de Saúde da mesma região. As profissionais vão falar sobre o impacto do serviço militar feminino e as novas possibilidades que se abrem com a recente regulamentação.
O programa Mulheres no Parlamento é apresentado e produzido por Silvana Ximenes Frota, com edição de Samuel Frota e apoio do estúdio de César Ceppi e Erick Campelo. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 20h30, e é reprisado aos domingos, às 18h. A atração também vai ao ar na rádio Alece FM (96,7 Mhz), às segundas-feiras, às 22h, e também fica disponível no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria