Um Lugar de Fala debate os riscos da prática de “medicação da vida”
Por Gleydson Silva25/04/2025 10:28 | Atualizado há 12 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), debate, nesta segunda-feira (28/04), a partir das 9h20, os possíveis riscos da chamada “medicalização da vida”, fenômeno que consiste em tratar questões cotidianas como problemas médicos, recorrendo a medicamentos ou intervenções clínicas, e quais os riscos decorrentes dessa prática.
Para debater sobre o assunto, esta edição recebe a psicóloga Brena Mendes e o mestre em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Renato Nogueira. Os profissionais falam sobre os riscos do uso de medicamentos sem acompanhamento adequado; o aumento do uso de remédios e suplementos por crianças e adolescentes; relação sobre índices de intoxicação e o uso desenfreado de medicamentos; além de conscientizar sobre a importância e necessidade do acompanhamento profissional para o uso de medicamentos.
O ato é recorrente no cotidiano das pessoas e muitas vezes passa despercebido, mas é importante estar ciente do que essa prática pode ocasionar.
Para conscientizar sobre o assunto, foi instituído o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado anualmente em 5 de maio. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Reginaldo Silva e Evandro Ferreira. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 9h20, na Alece TV (canal 31.1). Além disso, o programa fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria