Unipace abre inscrições para curso gratuito voltado ao concurso dos bombeiros do Ceará
Por Narla Lopes27/06/2025 09:58 | Atualizado há 3 dias
Compartilhe esta notícia:

Jovens que estão se preparando para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará têm agora uma excelente oportunidade para reforçar os estudos. Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso gratuito do projeto Aprova+ Alece, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), voltado exclusivamente aos candidatos do certame do CBMCE.
Com 300 vagas disponíveis, o curso é voltado a jovens cearenses entre 18 e 29 anos que tenham concluído o ensino médio. Terão prioridade os candidatos oriundos da rede pública de ensino, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e, preferencialmente, já inscritos no concurso do CBMCE. A seleção será feita por ordem de inscrição e confirmação dos critérios exigidos.
A formação acontece entre os dias 14 de julho e 23 de agosto de 2025 e conta com 113 horas de carga horária. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira à noite, no formato on-line, e aos sábados, de forma presencial, das 13h às 16h30, no Auditório Murilo Aguiar, na sede da Assembleia Legislativa.
A grade curricular foi pensada para atender às principais exigências do edital (confira abaixo), com disciplinas como Língua Portuguesa; Matemática e Raciocínio Lógico; Física, Química e Biologia; Atualidades e História do Ceará; Legislação Específica do CBMCE; Direito Penal Militar e Processo Penal Militar; Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Administração Pública, além de Primeiros Socorros.
O curso inclui ainda simulados, resolução de questões no formato da banca organizadora - a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) - e aulas ministradas por professores experientes.
As inscrições podem ser feitas até o meio-dia do dia 8 de julho de 2025, exclusivamente pelo site unipacealece.al.ce.gov.br. Todo o processo é gratuito.
Mais do que uma preparação para provas, o Aprova+ Alece integra o compromisso da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com a formação cidadã e a democratização das oportunidades no mercado de trabalho, especialmente para a juventude em situação de vulnerabilidade.
Informações
Sobre o projeto Aprova+ Alece:
O Aprova+ Alece é um programa idealizado pela Escola Superior do Parlamento Cearense com o objetivo de fornecer cursos preparatórios gratuitos para concursos públicos, havendo aulas on-line e presenciais previamente definidas.
Sobre a segunda turma ofertada:
A segunda turma do programa Aprova+ Alece será voltada para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O curso abordará conteúdos cobrados nos principais concursos, como português, raciocínio lógico, direito, matemática e atualidades.
Público-alvo:
Pessoas de 18 a 29 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade e egressos da rede pública.
Período de inscrições:
26 de junho a 8 de julho de 2025.
Modalidade do curso
Híbrido
Segunda a sexta-feira: aulas on-line no período da noite
Sábados: aulas presenciais, das 13h às 16h30
Período do curso:
Início: 14 de julho de 2025.
Término: 23 de agosto de 2025.
Local de realização do curso:
Anexo I da Assembleia Legislativa do Ceará: Auditório Murilo Aguiar.
Quantidade de vagas: 300.
CONFIRA O EDITAL DO CURSO
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece celebra os 60 anos da regional cearense da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Autor: Ariadne Sousa
Pesquisa sobre economia do cuidado é apresentada durante audiência pública na Alece
Autor: Juliana Melo