Ordem do Dia

Deputados debatem investimentos no agronegócio, segurança e outros temas na ordem do dia

Por Giovanna Munhoz / Gleydson Silva / Narla Lopes / Lincoln Vieira / Luciana Meneses
01/07/2025 13:04 | Atualizado há 11 horas

Compartilhe esta notícia:

Pronunciamentos foram feitos durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (01/07) - Foto: José Leomar / Alece

Durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (01/07), os parlamentares debateram questões ligadas ao agronegócio, segurança pública, convocação de servidores municipais, pedidos de vista das proposições enviadas pelo Poder Executivo e serviços da Enel Distribuidora de Energia.

O deputado Heitor Ferrer (União) solicitou ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a convocação de psicólogos do cadastro de reserva de concurso público realizado em 2018. O parlamentar informou que foi procurado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-11) para tratar sobre o assunto. Segundo ele, a entidade comunicou que a prefeitura de Fortaleza não convocou mais de 300 psicólogos do certame. “Só foram chamados 59 servidores de 410 profissionais. Não é só médico que faz saúde, mas psicólogos também, porque tratam do bem-estar dos pacientes. E estes [aprovados] poderiam ser chamados, porque há uma necessidade de mais de 300 psicólogos para as unidades de saúde da Prefeitura de Fortaleza”, avaliou. 

Já o deputado Acrísio Sena (PT) criticou o pedido de vistas feito na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) de matérias que julga importantes para a população cearense, como a que trata sobre o Polo Industrial Automotivo do Ceará, em Horizonte; a que trata sobre a compra de produtos produzidos pela agricultura familiar para a merenda escolar da rede pública de ensino; e a que trata sobre a reestruturação do plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores do quadro de pessoal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE). “Pedido de vista é retardar o processo de aprovação das matérias do Governo. Ser oposição tem que ser contra o que prejudica à população e não ao que beneficia”, comentou.

O deputado Queiroz Filho (PDT) destacou a relevância de ler e entender os projetos enviados pelo Poder Executivo para a Alece. Segundo o parlamentar, quando existir urgência na tramitação, o Governo deveria enviar com antecedência a matéria. “Não me culpem pela incompetência de vocês da base. É legítimo pedir vistas das matérias. Quero ler e saber o que tem nas matérias antes de aprovar, não peço vistas por birra”, esclareceu.

O deputado Antônio Henrique (PDT) parabenizou os profissionais que trabalham nos transportes escolares pelo Dia do Transportador Escolar, comemorado nesta terça-feira (01/07). “Parabéns a todos que trabalham à disposição dos jovens e crianças. Em quem os pais e responsáveis confiam para transportar os filhos as instituições de ensino”, afirmou. 

A multa aplicada à Enel Distribuidora de Energia após comprovadas as cobranças indevidas de serviços não contratados por seus clientes foi tema do pronunciamento do deputado Cláudio Pinho (PDT). “Eu já havia denunciado antes na tribuna [da Alece] os casos de cobranças indevidas pela Enel e teve colega que duvidou de mim. Mas aí está, foi investigado e a empresa recebeu multa de R$ 16 milhões por cobranças indevidas, ou seja, sem qualquer autorização dos clientes”, informou.

Por sua vez, o deputado Sargento Reginauro (União) criticou a gestão do Governo do Estado na área da segurança pública. O parlamentar relatou que um homem foi encontrado morto, há poucos dias, com cadeado na boca para sinalizar que a comunidade local “não pode se expressar como quer” na guerra de facções. Sargento Reginauro citou também o registro de oito feminicídios e a execução de um jovem skatista de 15 anos, que teve seu celular “tomado pelo tribunal do crime”. 

No Ceará, existe outro poder judiciário e um executivo. O garoto teve seu celular apreendido, revistado o conteúdo do telefone e o executaram brutalmente. Nós vamos normalizar isso? Naturalizar o crime organizado no Ceará, que tem tribunal. É preciso mudança de estratégia do Governo para enfrentar o crime”, avaliou.

O deputado Felipe Mota (União) cobrou que o Governo do Estado amplie investimentos para fortalecer o agronegócio no Ceará, nos mais diversos setores, para que o Estado continue crescendo e valorizando os produtores. “Que aquilo que o agronegócio está produzindo para o Estado do Ceará retorne em forma de políticas públicas para o homem do campo, na capacitação, na qualificação, na construção de rodovias e na melhoria do escoamento da produção para os supermercados e grandes setores comerciais”, defendeu.

Os 30 anos do Hospital Regional de Iguatu foram celebrados no pronunciamento do deputado Nizo Costa (PT), que destacou a importância da unidade para os nove municípios da região Centro-Sul do Estado. Ele elogiou a nova administração do equipamento e os avanços promovidos na saúde local, especialmente no pagamento em dia dos servidores e na ampliação do quadro médico. 

O parlamentar também prestou homenagem aos profissionais da saúde e reconheceu o papel histórico da instituição para a população. “Hoje o Hospital Regional do Iguatu tem uma nova cara, tem uma nova gestão. Se Deus quiser, o governador Elmano vai fazer do hospital o polo [de saúde] da região Centro-Sul,” afirmou.

Edição: Geimison Maia

Veja também

Ordem do Dia 25/06/2025

Regularização de salário de servidores da saúde e crescimento do turismo em pauta na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Giovanna Munhoz , Narla Lopes e Guilherme de Andrade
Ordem do Dia 24/06/2025

Recuperação de rodovias estaduais, renegociação de dívidas e festejos cearenses são destaques na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Gleydson Silva, Lincoln Vieira, Narla Lopes, Giovanna Munhoz
Ordem do Dia 18/06/2025

Deputados discursam sobre CPI do INSS, fibromialgia e gestão governamental nesta quarta-feira

Autor: Giovanna Munhoz, Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Lincoln Vieira