Ordem do Dia

Projetos em tramitação e atuação em municípios do Interior foram destaques nos pronunciamentos de parlamentares

Por Luciana Meneses, Lincoln Vieira e Guilherme de Andrade
27/08/2025 14:06 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Plenário 13 de Maio - Foto: Júnior Pio / Alece

Durante o tempo de explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (27/08), o deputado Léo Suricate (Psol) comentou sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) de sua autoria que busca garantir uma internet de qualidade àqueles e àquelas que estão na ponta, nas periferias e zonas rurais do Estado. 

O deputado informou que a matéria será protocolada nesta quarta-feira (27/08) e comemorou: “Vai ser de uma alegria medonha e extrema. A internet não pode ser terra sem lei ou um ambiente de facilidade para que enganadores fiquem enganando a população, vendendo mentiras o dia inteiro”.

O deputado Bruno Pedrosa (PT) parabenizou o município de Santa Quitéria por completar 169 anos de emancipação política. O parlamentar ressaltou que participar da vida do município com a entrega de obras como praças, pavimentação asfáltica, estradas, entre outros, é motivo de orgulho. “É muita honra participar da vida política de Santa Quitéria. Estamos ao lado de vocês para defender os interesses do município. É um orgulho representar Santa Quitéria na Alece”, celebrou.

Já o deputado Lucinildo Frota (PDT) confirmou seu compromisso com o município de Jaguaruana durante o pronunciamento. “Recebi o Daniel, Mateus e Eugênio hoje no meu gabinete, grandes amigos do município de Jaguaruana, e reafirmo aqui meu compromisso em continuar trabalhando por aquela população tão querida e por todo o Ceará”, declarou. 

Depois de criticar a redução do valor pago pelo leite por uma empresa de Quixeramobim, o que, na sua ótica, prejudica pequenos e médios produtores, o deputado Felipe Mota (União) destacou que, nesta quarta-feira (27/08), no gabinete dele, será realizada uma audiência com diversas empresas que estarão demonstrando o modelo de precificação. “Vou escutar o outro lado no dia de hoje, e com certeza nós vamos trazer uma proposta para que os produtores de leite do estado do Ceará não sejam prejudicados”, afirmou.

Por sua vez, o deputado Salmito (PSB) parabenizou o empresário seu Leleo, do município de Russas, por completar 85 anos. Segundo o parlamentar, o aniversariante é um homem simples, que gera oportunidades em sua cidade e em outros municípios cearenses. “O seu Leleo é uma referência por acordar às 4h da manhã para ir ao curral para  acompanhar suas vacas produzir leite e, às 7h manhã, abre as portas de sua loja. É um homem simples no trato e com muita sabedoria de vida, é uma pessoa ícone de Russas com uma rede de lojas e outros negócios e permanece com sua simplicidade, leveza e humildade”, exaltou.

Já o deputado Pedro Lobo (PT) registrou a tramitação do projeto de lei n.º 639/25, que estabelece diretrizes de conectividade nas estradas sob jurisdição do Governo Estado do Ceará, com tecnologia mínima 4G. “Nosso objetivo é que aqueles que transitam pelas rodovias continuem conectados e com bom sinal, para que não percam a comunicação que precisam durante a viagem”, justificou. 

Edição: Geimison Maia

Veja também

Deputados fizeram os pronunciamentos na sessão plenária desta terça-feira (26/08)
Ordem do Dia 26/08/2025

Valor pago a produtores de leite no Ceará foi alvo de críticas de parlamentares

Autor: Lincoln Vieira, Luciana de Meneses, Narla Lopes e Ricardo Garcia
Ordem do Dia 20/08/2025

Proteção de crianças na internet, acesso à rede, entre outros temas são debatidos na sessão desta quarta

Autor: Giovanna Munhoz, Luciana Meneses, Narla Lopes, Ricardo Garcia, Lincoln Vieira
Sessão plenária contou com a presidência dos trabalhos do deputado De Assis Diniz (PT), primeiro secretário da Casa
Ordem do Dia 19/08/2025

Regulamentação de redes sociais, escala 6x1, reivindicações dos agentes de saúde estão entre os temas debatidos na sessão plenária

Autor: Luciana Meneses, Narla Lopes, Lincoln Vieira, Giovanna Munhoz e Guilherme de Andrade