Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Por Wanessa Tavares01/08/2025 14:31
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), desta segunda-feira (04/08), vai abordar a honra violada, expressão que, geralmente, se refere a uma situação na qual a dignidade, a privacidade ou a reputação de alguém foram desrespeitadas, ofendidas ou manchadas.
Para debater sobre a temática, a edição conta com a participação da advogada criminalista Beatriz Albuquerque e da ex-coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece, Érica Praciano.
Um exemplo claro dessa violação é o vazamento ou a manipulação não consensual de imagens íntimas, frequentemente utilizadas como arma de extorsão ou chantagem. Nesses casos, o agressor é, em geral, alguém próximo à vítima (namorado, companheiro, marido), com quem ela pode ter partilhado momentos íntimos e produzido conteúdo com consentimento.
A ameaça de divulgação sem autorização ou a criação e difusão de imagens inexistentes também são táticas comuns. Todas essas ações podem ter sérias implicações legais, configurando crimes contra a honra, como calúnia, difamação e injúria.
Também nesta edição, serão discutidas a abordagem do conceito de “honra violada” e a análise de casos específicos, quais são as vias legais para abordar ou denunciar a situação e os impactos psicológicos que a difamação, a calúnia e a injúria podem causar.
O programa tem produção de Isabela Gurgel, apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia e imagens dos cinegrafistas Salomão Costa e Pedro Paulo. Um Lugar de Fala vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1), e fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Alcance Enem apresenta aulão neste sábado com temas de Ciências, Matemática, Linguagens e Redação
Autor: Narla Lopes