Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Por Júlio Sonsol/Comunicação Interna04/07/2025 17:02 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, durante esta semana (30/06 a 04/07), a visita institucional de integrantes da Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero). O objetivo da iniciativa foi conhecer as boas práticas de governança e gestão desenvolvidas pelo Parlamento cearense.
Diversos setores da Alece apresentaram seus trabalhos à comitiva, nas áreas de Governança, Gestão Estratégica, Controle Interno, Responsabilidade Socioambiental e Memorial.
O controlador geral da Alero, Gustavo Silveira, ao final dos cinco dias percorrendo os setores da Alece, considerou a visita "proveitosa e muito rica". Segundo ele, todos os visitantes ficaram "impressionados" com todo o trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo estadual.
"Chegamos aqui com a expectativa de observar a experiência do sistema de Controle Interno, a experiência de Governança, de mapeamento de processos, gerenciamento de riscos, integridade e desenvolvimento social. E saímos daqui verdadeiramente encantados com tudo que vimos e vamos poder levar para Rondônia", disse o controlador.
Ele salientou que além das exposições realizadas pelos gestores e servidores da Alece, também está levando informes materiais que serão posteriormente estudados, com o objetivo de implementar novas práticas em Rondônia.
Entre as exposições acompanhadas, o controlador geral destacou o programa Alece 2030, que trará pontos a serem reproduzidos pelo Poder Legislativo rondonense. "É realmente uma experiência de governança avançada. Vamos levar essa experiência para Rondônia. Só temos gratidão à Alece e ao povo cearense que nos recebeu tão bem", completou.
A visita teve ainda a participação dos rondoneses Zaine do Nascimento Oliveira, gerente de Gestão e Orçamento Financeiro e Patrimonial; Calil Machado Santana, chefe da Divisão de Aplicação de Normas Técnicas e Contábeis; Evandro da Silva Bento, analista legislativo; e Cynoê Gonçalves Blodow, assistente legislativo.
Edição: Ana Vitória Marques/Comunicação Interna- Clara Guimarães/Agência de Notícias
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria
COP 30 e mudanças climáticas são tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Pedro Emmanuel Goes