Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao Bispo Fernando da Igreja Universal no Ceará
Por Ariadne Sousa07/07/2025 18:30 | Atualizado há 15 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta segunda-feira (07/07), solenidade para entrega do Título de Cidadão Cearense ao líder da Igreja Universal do Reino de Deus no Ceará, Hamilton Fernando dos Santos Souza, conhecido como Bispo Fernando. A honraria foi concedida por meio da Lei Estadual de n.º 19.269/2025, fruto de projeto apresentado pelo David Durand (Republicanos), solicitante da cerimônia de hoje.
A homenagem se baseia, de acordo com David Durand, na trajetória do Bispo, que, apesar de nascido em São Paulo, reside no Ceará e promove importantes ações sociais no âmbito da igreja que gerencia. Na ocasião, o parlamentar falou sobre a importância da religião na transformação das vidas de muitas pessoas e lembrou que na próxima quarta-feira (07/07) serão celebrados os 40 anos da Igreja Universal, que segundo ele, promove um trabalho que dá suporte a diferentes populações, particularmente àquelas invisibilizadas.
“Foi por conta da palavra de Deus ter chegado aos ouvidos do bispo Edir Macedo, que nós temos hoje a existência dessa instituição que tem feito tanto bem, a tanta gente. Maltratada por alguns, mal compreendida por muitos, infelizmente, mas também temos uma grande quantidade de pessoas que resolveram dar ouvidos a essa instituição, pelo fato simples dela levar exatamente isso: a palavra de Deus,a palavra de Jesus”, ponderou David Durand.
Na solenidade, foi realizada ainda homenagem aos grupos de ação social da Igreja Universal, formado por jovens voluntários, como o Calebe, o Unisocial, os programas de recuperação de dependentes químicos, Vício Tem Cura e o Grupo Rahab. Segundo o vereador de Fortaleza Ronaldo Martins (Republicanos-CE), o trabalho das equipes se faz presente em diferentes áreas, inclusive nos espaços mais vulneráveis.
“Quem vive o dia a dia sabe, cada ação social, cada projeto que resgata vidas, só existe porque tem gente dedicada lá dentro, gente que acredita que pode mudar as pessoas, começando por quem está mais perto. Esses grupos são, muitas vezes, a última esperança de quem está desesperado”, disse o vereador.
ENTREGA DO TÍTULO
.jpeg)
Bispo Fernando agradece o reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Ceará. Foto Marcos Moura
Em posse da comenda, Bispo Fernando agradeceu o reconhecimento e relembrou sua trajetória no Ceará. “Cheguei no Ceará , com a minha esposa Cristiane Sousa, em 2020, em um dos momentos mais desafiadores da nossa geração, a pandemia de Covid-19. Foram dias difíceis, mas também foi nesse período que vi com os próprios olhos a força, a fé e a solidariedade do povo cearense”, contou.
Para ele, ser agraciado com o Título traz um sentimento de mais pertencimento e o estimula a fazer ainda mais. “Eu reafirmo meu compromisso com esse estado, se antes eu já me sentia em casa, agora me sinto parte da família. E como todo bom cearense, sei que a nossa luta é diária, mas também sei que a nossa fé é inabalavel”, declarou Bispo Fernando.
A mesa da cerimônia contou com a participação do vereador de Caucaia Charles Chachá (PSD-CE); do vereador de Maranguape Adriano da Silva (Avante-CE); do secretário municipal do Esporte e Lazer de Fortaleza, Anderson Pinheiro; do secretário especial da Família de Maracanaú, Valcir Linhares; e da representante dos grupos agraciados Tainá da Silva Araújo Maia.
Acompanhe a íntegra da solenidade:
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Escritório Frei Tito participa de reunião com a Comissão de Soluções Fundiárias do TJCE
Autor: ALECE
Alece celebra 33 anos da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba
Autor: Juliana Melo