Questão de Ordem recebe a artista Côca Torquato nesta quarta-feira
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria09/07/2025 17:02 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (09/07), a artista visual e servidora pública da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Maria do Socorro Torquato Maia, conhecida como Côca Torquato. A convidada vai falar sobre as suas obras, que tem produção artística intimamente ligada ao Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna em 1979, e que celebra 55 anos em 2025.
As obras de Côca possuem traços inconfundíveis, com estética rupestre que demonstra profundo enraizamento nas ancestralidades e na cultura popular do Nordeste brasileiro, recebendo influência direta do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, amigo pessoal da artista.
Côca Torquato também vai comentar as duas últimas exposições que participou nesse 1º semestre. A exposição individual no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) e da exposição que celebra 50 anos do Movimento Armorial, realizada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em ambas as exposições, Côca Torquato exibiu obras com influência do Movimento Armorial.
ENTREVISTADA
Côca Torquato nasceu no município de Parambu (CE), em 26 de abril de 1958. Autodidata, executa trabalhos artísticos desde jovem, assumindo profissionalmente seu talento em 1992. Colaborou com o Jornal O Pão, ilustrou livros e cordéis, e atua como desenhista, pintora e escultora. Desde 1996, dedica-se à produção de cerâmicas vitrificadas.
Sua produção artística está intimamente ligada ao Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, que busca uma arte erudita a partir das raízes da cultura nordestina. Côca é uma autoridade no conhecimento e manejo técnico da cerâmica, com uma oficina bem equipada para seu trabalho, que resulta em obras de bom gosto e sensibilidade estética.
A artista realizou diversas exposições individuais e coletivas em capitais brasileiras como Fortaleza, Natal, Recife e Brasília. Em 2003, expôs em Portugal, em Lisboa e no Porto, e teve seu trabalho “Estandartes das Tribos de Israel” exposto na Casa da América Latina, em Paris, por mais de três meses, por iniciativa do Collège de France. Ela também atua na Alece, desde 1979, e, em 1980, foi aprovada em concurso público para a ALECE em 1980 e desde então trabalha na Procuradoria da Casa.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. A atração também fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece firma termo de cooperação com UFC para fortalecer combate à violência política de gênero
Autor: Juliana Melo
Questão de Ordem destaca lançamento de documentário sobre as relações entre Brasil e França
Autor: Ariadne Sousa/ Com assessoria