Notícias

Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece fortalece ações sociais no semestre

Por Ricardo Garcia
30/07/2025 10:30 | Atualizado há 20 horas

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, em encontro com a equipe do Cemgec para conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição - Foto: Bia Medeiros / Alece

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) encerrou o primeiro semestre de 2025 com 206 processos abertos, entre mediações e consultorias jurídicas, além de 54 ações sociais realizadas em parceria com instituições como o Hospital Infantil Filantrópico Sopai, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, o  Instituto Maria da Hora, entre outras.

De acordo com a coordenadora do Cemgec, Jussara Queiroz, o índice de resolutividade das mediações foi de 84% e o índice de pesquisa de satisfação foi de 94% nos primeiros seis meses de 2025. “O número de pessoas alcançadas até aqui em 2025 foi de 2.374, e todos esses indicadores registrados ao longo do semestre evidenciam a efetividade das ações realizadas”, comenta.

Para ela, durante o primeiro semestre de 2025, o centro reafirmou o compromisso com a promoção da cultura de paz, a resolução adequada de conflitos e os atendimentos humanizados aos diversos públicos atendidos.

Roda de Conversa "Fala Comigo" promoveu o diálogo com colaboradores do TRT7 - Foto: Máximo Moura

“O crescimento consistente nos indicadores e nas atividades reflete o fortalecimento do centro, que se consolida cada vez mais como uma referência nas práticas de prevenção e resolução de conflitos. O órgão está empenhado em aprimorar continuamente seus serviços e ampliar o alcance de suas ações, mantendo sempre o foco na qualidade e na eficácia do atendimento”, avalia a gestora.

Da atuação do Cemgec, ela destaca as metodologias aplicadas nas ações sociais externas, que abrangeram comunidades e instituições de diferentes regiões de Fortaleza, dentre as quais estão contemplados lares de idosos, hospitais, organizações da sociedade civil presentes em comunidades, tribunais e outras instituições públicas e particulares.

“As metodologias aplicadas contemplaram círculos de construção de paz, palestras, dinâmicas interativas, mutirões de consultoria jurídica e campanhas para divulgação dos serviços do setor, fortalecendo o vínculo com a população e ampliando o alcance das políticas de cultura de paz da Alece”, salienta Jussara Queiroz.

Cemgec realizou, ainda no primeiro semestre de 2025, círculo de diálogo em alusão ao Dia da Mulher - Foto: Bia Medeiros / Alece

A coordenadora aponta ainda que, no ambiente interno da Alece, o Cemgec ampliou os atendimentos de mediação e consultoria jurídica, superando, entre março e junho, os números registrados em todo o ano de 2024.

Jussara Queiroz acrescenta que o centro está desenvolvendo um projeto estratégico chamado “Fala Comigo, Vozes em Conexão”, voltado para a mediação organizacional, buscando a integração de equipes e a prevenção da escalada de conflito no ambiente de trabalho. “O programa pretende ofertar aos servidores da Alece palestras, oficinas e workshops sobre postura profissional, comportamento e cidadania organizacional, além de comunicação não violenta e outras ações, como forma de difundir o fortalecimento da cultura de paz, que já é uma política organizacional da Casa”, pontua.

CEMGEC

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CEMGEC) é um ambiente dedicado à promoção da cultura da paz, à prevenção da violência e à construção colaborativa de soluções consensuais para os conflitos, sempre pautado pelo diálogo e pelo respeito mútuo.

Ele atua em conflitos relacionados a questões de família, vizinhança, condomínio, imobiliárias, entre outras situações passíveis de mediação. O serviço busca apoiar pessoas em situação de conflito a dialogarem e a encontrarem, em conjunto, soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos. Os acordos firmados têm força executiva, o que significa que podem ser exigidos judicialmente em caso de descumprimento.

SERVIÇO - CEMGEC

FUNCIONAMENTO: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

LOCAL: Sala 305, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece).

ENDEREÇO: Avenida Pontes Vieira, n.º 2.348, Dionísio Torres, Fortaleza/Ceará.

CONTATOS:

Agendamento virtual: https://forms.gle/BgXvZ3mh9FBPudML7

Telefones: (85) 2180-6513

Whatsapp Institucional: (85) 98132-7434

E-mail: cemgec@al.ce.gov.br  

Edição: Geimison Maia

Veja também