Notícias

Trajetória do cirurgião Valdester Cavalcante é enaltecida em sessão solene na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes
14/08/2025 20:03 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

- Erika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) concedeu, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (14/08), a entrega do Título de Cidadão Cearense a Valdester Cavalcante Pinto Junior. Durante a solenidade, requerida pelos deputados Guilherme Sampaio (PT) e Leonardo Pinheiro (Progressistas), foi exaltada a trajetória do cirurgião cardiovascular que já realizou quase 10 mil cirurgias, salvando vidas de crianças de todo o Ceará.

Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Valdester Cavalcante reside no Ceará desde setembro de 1992. O cirurgião tem contribuído ativamente com a educação cearense por meio de atividades de graduação e pós-graduação vinculadas ao Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), e ao Hospital Universitário Walter Cândido, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele também foi fundador do Instituto do Coração/Incor, que, desde 2003, tem como um dos objetivos garantir atividades assistenciais na área, preferencialmente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Guilherme Sampaio, é uma grande responsabilidade atribuir cidadania a alguém da estatura de Valdester Cavalcante. “Alguém que nos adotou há mais de 30 anos, e para além de sua distinta trajetória profissional e acadêmica, escolheu nosso estado para militar em defesa do direito à saúde, certamente uma das bandeiras mais características de sua trajetória”, ressaltou.

Ele também destacou a importância do Instituto do Coração / Incor Criança, organização sem fins lucrativos fundada por Valdester e outros profissionais da área, que induz políticas públicas para que cada vez mais crianças sejam alcançadas por esta expertise. Para ele, o Incor Criança é um instituto que “traduz as motivações que orientam Valdester desde o início de sua carreira”. “É um patrimônio do povo cearense, que merece ser cuidado e defendido por todos”, disse. 

Dr. Valdester Cavalcante entre os deputados Guilherme Sampaio e a deputada Marta Gonçalves. Foto: Érika Fonseca

Valdester Cavalcante agradeceu o reconhecimento, e destacou a necessidade e importância de apoio do Poder Público e sociedade na manutenção do Instituto Incor e, no seu próximo desafio, na construção de um hospital destinado ao atendimento de crianças cardiopatas. “Nenhuma ação é possível no isolamento, então, esse apoio se torna imperativo quando queremos mudar uma realidade cruel que impõe às crianças uma existência abreviada ou uma dor evitável”, disse. 

Sobre a homenagem, Valdester Cavalcante reforçou seu compromisso com sua jornada, profissional, acadêmica e de defesa do direito à saúde, e agradeceu à Alece pelo reconhecimento. “Essa homenagem é muito importante, pois me dá vontade de renovar todos os desafios e ir além. É esse tipo de gesto que torna o mundo mais atento às pessoas vulneráveis”, agradeceu.

Além da titulação, o homenageado foi enaltecido pelo público presente, pessoas que tiveram suas vidas transformadas por Valdester Cavalcante. 

 

A criança Maria Valenttina agradece ao Dr.Valdester pelo atendimento recebido em cirurgia do coração. Foto: Erika Fonsêca

A criança Maria Valentina Rocha participou da homenagem, lembrando que foi atendida por Valdester em 2018, quando necessitou de uma cirurgia no coração. Para ela, Valdester é um “herói, alguém, que esteve presente em todos estes momentos difíceis, acolhendo não só a mim, mas também a minha família, e, por isso, sou muito grata”, disse. Outro depoimento foi feito por Rosette Lopes, que também teve o filho atendido pelo cirurgião através do Incor Coração. Ela lembrou que a cada 100 crianças nascidas, uma possui algum tipo de cardiopatia, e cobrou apoio para a construção do hospital do Incor Coração. 

Participaram da solenidade a deputada Marta Gonçalves (PSB), e o deputado estadual de Alagoas, José Wanderley Neto; o secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio Cézar da SIlva; o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Vinicius José da Silva Nina; e a diretora Médica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Isabel Cristina.

Acompanhe a solenidade na Íntegra:

Edição: Clara Guimarães

Veja também