Notícias

Audiência pública discute nessa sexta políticas para afroempreendedorismo no Ceará

Por Amanda Andrade*
21/08/2025 09:52

Compartilhe esta notícia:

Feira Negra - Foto: Divulgação / Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nessa sexta-feira (22/08), a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, audiência pública para debater questões relacionadas ao financiamento e à justiça social voltadas à economia negra no Estado. O requerimento do debate é do deputado Missias Dias (PT), que ressalta a urgência da implementação de políticas públicas que atendam às especificidades do afroempreendedorismo.

A audiência será realizada em conjunto pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) e de Defesa e Direitos da Mulher (CDDM). A iniciativa busca promover amplo diálogo sobre o afroempreendedorismo no Ceará e ocorre durante a realização do III Seminário da Economia Negra do Ceará, promovido pela Associação de Afroempreendedorismo e Cultura Feira Negra de Fortaleza, nos dias 22 e 23 de agosto.

A Feira Negra é um coletivo de empreendedores e artistas formado por homens e mulheres negros e negras de diversas áreas da periferia de Fortaleza. Já o seminário tem como objetivo discutir a criação de oportunidades de emprego e geração de renda para a população negra, estimulando a formação de afroempreendedores individuais e coletivos, além da construção de canais de escoamento de produtos.

Segundo Missias Dias, a audiência tem como objetivos identificar e discutir as políticas públicas já existentes voltadas para a economia negra, propor novas medidas legislativas e executivas, fortalecer a Feira Negra de Fortaleza e outros coletivos de afroempreendedores e sensibilizar a sociedade e o poder público sobre a importância do tema do afroempreendedorismo no Ceará.

“A discussão se reveste de grande importância social, jurídica e econômica. A audiência permitirá ampliar o debate, identificar as demandas locais e contribuir para a formulação de políticas públicas que promovam a segurança jurídica, a justiça social e o fortalecimento da economia negra”, comentar o deputado.

SERVIÇO - Audiência pública para debater o financiamento e a justiça social para a economia negra do Ceará

Quando: Sexta-feira, 22 de agosto de 2025, a partir das 17h

Onde: Complexo de Comissões Técnicas da Alece

Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE

*Estagiária sob supervisão da editora Clara Guimarães 

Edição: Geimison Maia

Veja também