Qual é o Tom destaca trajetória do grupo musical Academia e cantor Demétrio Andrade
Por Giovanna Munhoz22/08/2025 10:19 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Qual é o Tom do Ceará, da Alece FM (96,7 MHz), destaca, neste sábado (23/08), a partir das 12h, a trajetória do grupo Academia e do integrante da banda, Demétrio Andrade.
Com um repertório baseado em sambas clássicos, o grupo Academia começou na década de 1990, fruto da amizade de Alfredo, Fábio e Demétrio, que iniciaram as apresentações após vários encontros de amigos, tocando música popular brasileira. No início, tentaram estilos e formações diversas até encontrar a identidade comum no samba, a partir de 2001.
Formado por Alfredo Oliveira (violão e voz), Demétrio Andrade (tamborim e voz), Fábio Montenegro (flauta, cavaquinho e voz), Fernando Moura (pandeiro e percussão), Kenedy Araújo (surdo) e Neymar Doth (cavaquinho e voz), a banda interpreta Cartola, Herivelto Martins, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Ary Barroso, João Nogueira, Chico Buarque, Jorge Benjor, Djavan e Nélson Cavaquinho, dentre muitos outros.
Em 2012, o Academia lançou seu primeiro CD, produzido pelo baterista Pantico Rocha. O disco traz interpretações de grandes compositores e uma música autoral, sendo um breve resumo das apresentações que fazem em várias casas de show, restaurantes e espaços culturais, principalmente em Fortaleza.
O programa Qual é o Tom do Ceará vai ao ar todos os sábados, a partir das 12h, sendo produzido e apresentado pela jornalista Ian Gomes.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Identidade Cultural destaca filme "Central de Inteligência Cearense" e livro "Minicrônicas Subversivas" neste sábado
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria
Alece entrega Medalha Plenário 13 de Maio ao desembargador Durval Aires Filho
Autor: Guilherme de Andrade