Identidade Cultural visita a Feira Internacional de Arte Naif neste sábado
Por Wanessa Tavares29/08/2025 14:50 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Identidade Cultural, da Alece TV (canal 31.1), deste sábado (30/08) faz um tour pela Feira Internacional de Arte Naif (FIAN 2025), evento que ocorre pela primeira vez na Caixa Cultural, em Fortaleza.
Para dar detalhes sobre a Feira, que começou na cidade de Guarabira, na Paraíba, e já passou por várias cidades, participa o coordenador do festival e da exposição na Capital, Adriano Dias.
O trabalho aborda cenas do cotidiano nordestino, mesclando elementos da religiosidade, imaginário infantil e festejos populares, num profundo resgate das reminiscências no interior. Também são destaques as artes realizadas e peculiaridades das obras; o aprofundamento no estilo artístico Naif e as informações sobre a Feira Internacional, como acesso, datas e horários.
A arte Naif é um estilo artístico que se destaca pela espontaneidade e simplicidade, desprovido de qualquer técnica acadêmica formal .Os artistas, em grande parte autodidatas, criam obras que refletem uma visão ingênua do mundo, frequentemente ignorando as regras da perspectiva tradicional.
As principais características da arte Naïf incluem uma notável liberdade criativa, a representação simplificada de figuras e cenários, o uso vibrante e expressivo de cores vivas e a ausência marcante de perspectiva linear, resultando em composições que muitas vezes parecem planas ou com uma profundidade intuitiva, mas não calculada.
O Identidade Cultural tem apresentação e reportagem de Celina Diógenes, imagens de Evandro Ferreira e edição de Samuel Frota. O programa é transmitido todos os sábados, a partir das 21h, na Alece TV e fica ainda disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Assembleia Legislativa realiza a 3ª Marcha em Defesa da Vida e dos Direitos das Mulheres
Autor: Narla Lopes
Audiência pública debate situação do Programa Renda do Sol neste sábado
Autor: Juliana Melo