Oradores

Missias Dias cobra mudanças na agricultura e transição para agroecologia

Por Narla Lopes
02/09/2025 11:02 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Missias Dias (PT) falou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (02/09), sobre a necessidade urgente de mudanças na agricultura e destacou questões de justiça no País. “Precisamos proteger a vida das famílias que vivem na zona rural e não podemos admitir que sejam contaminadas por agrotóxicos”, ressaltou.

O parlamentar criticou a pulverização aérea de defensivos agrícolas e alertou para os riscos do uso de veneno, que pode atingir casas, quintais, água e alimentos. Ele citou um caso recente no município de Quixeré, onde famílias foram expostas a agrotóxicos dentro de suas próprias residências. “O que aconteceu em Quixeré é um absurdo que não pode ser naturalizado. Precisamos regulamentar e proteger a população”, pontuou.

Missias Dias defendeu a transição imediata para a agroecologia, destacando ser possível manter produtividade sem o uso diário de agrotóxicos, utilizando bioinsumos e fertilizantes naturais. Ele citou exemplos de sucesso em outros estados e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram aumento da produção mesmo com restrições aos produtos químicos. “A agricultura pode conviver com produtividade e tecnologia sem comprometer a saúde das pessoas e do meio ambiente”, salientou.

O deputado destacou ainda a construção de uma fábrica de bioinsumos e biofertilizantes na região da Serra da Ibiapaba, autorizada pelo governador Elmano de Freitas, como um passo importante para apoiar a agricultura familiar e média. “É essencial que o Estado ofereça alternativas sustentáveis para todos os tipos de produtores”, sublinhou.

Além disso, Missias Dias comentou o início, hoje, do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados por tentativa de golpe de Estado. “Esta semana se inicia um dos maiores julgamentos dos maiores golpistas desse Brasil. Ainda bem que a justiça está cumprindo seu papel, e todos aqueles que afrontam a Constituição serão julgados e responsabilizados”, assinalou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também