Júlio César Filho enaltece gestão de Elmano na saúde do Ceará
Por Lincoln Vieira02/09/2025 11:16 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Júlio César Filho (PT) enalteceu, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (02/09), a gestão do governador Elmano de Freitas na área da saúde do Ceará.
O parlamentar ressaltou que gerir a saúde é algo complexo e caro, entretanto, conforme Júlio César Filho, os efeitos negativos podem ser reduzidos com empenho. “Nós temos uma rede hospitalar no Ceará composta de vários hospitais regionais que pode causar inveja em outros estados. Temos os hospitais regionais de Iguatu, o de Baturité em fases avançadas, o do Cariri e o de Sobral. Foi com esses hospitais quando iniciou a interiorização da saúde na gestão do ex-governador Cid Gomes”, engrandeceu.
Júlio César Filho destacou a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC). Para ele, a unidade, a maior das regiões Norte e Nordeste, é um suporte aos demais hospitais da rede estadual. “Desde a inauguração, no dia 19 de março, até 26 de agosto, são 19.802 atendimentos ambulatoriais, 1.982 entradas de internação, 990 entradas e transferência de emergência e 4.261 procedimentos cirúrgicos, em um total de 27.035 atendimentos”, ressaltou.
O parlamentar frisou que a unidade teve investimento na ordem de R$ 667,71 milhões e vai contar com 832 leitos, “em sua plenitude” no futuro, com a inclusão de 180 leitos complementares em mais de 30 especialidades. O deputado informou também que a unidade oferece seis serviços especializados.
“Os pacientes contam com cirurgia vascular, oncologia, hematologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço e ortopedia e ainda, o hospital conta com 159 leitos, 120 enfermarias cirúrgicas e clínicas, dez UTIs adulto, 15 unidades de internação breve (UIB), dois leitos de sala vermelha, dois de intercorrência e dez leitos para recuperação pós-anestésica”, enumerou.
O parlamentar informou que a unidade conta com equipe multidisciplinar com “endocrinologista, psiquiatria, psicologia, assistente social e enfermeira destinados a pessoas transgêneros”.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

De Assis ressalta necessidade de debater ações de proteção a produtores de leite
Autor: Giovanna Munhoz
Missias Dias cobra mudanças na agricultura e transição para agroecologia
Autor: Narla Lopes